O ASSUNTO É

Procon DF dá dicas para aproveitar Black Friday sem cair em armadilhas

Publicado em

De olho na movimentação dos consumidores e comerciantes com a chegada do Black Friday, que acontecerá dia 29/11, o Procon DF dá as dicas para quem quer aproveitar o evento sem cair em nenhuma armadilha.

 

O primeiro passo para não ser enganado, na Black Friday, é realizar um planejamento do que se pretende comprar para não cair em tentação e acabar gastando mais do que pode com ofertas que podem nem ser tão vantajosas.

Indica-se, também, que o consumidor pesquise os preços dos produtos, realize a comparação dos valores e dos aumentos ocorridos perto da época do Black Friday. Já que é muito comum, nessa época do ano, que o comércio suba o valor dos produtos para depois abaixar o preço, simulando um superdesconto criando a sensação de oferta bem vantajosa.

Outra dica é que o consumidor não caia na tentação da oportunidade única de comprar. Até porque o evento acontece todos os anos e, eventualmente, o comércio realiza liquidações, principalmente, após as festas de fim de ano.

O consumidor deve se atentar para as políticas de troca e devolução, especificadas no ato da compra, O Procon-DF lembra que o prazo legal para o cliente se arrepender da compra é de 7 (sete) dias a contar da assinatura do contrato ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação ocorrer fora do estabelecimento comercial, conforme Art.49 do Código de Defesa do Consumidor.

É necessário verificar a confiabilidade da marca do produto e da loja que o vende , sendo loja física ou loja virtual ( site). O consumidor pode verificar a reputação da loja junto aos órgãos de defesa do consumidor e na Junta Comercial do seu estado, assim como pesquisar rankings de reputação em sites, como o www.reclameaqui.com.br e pela plataforma consumidor.gov.br.

É importante, também, que o consumidor fique atento à segurança de seus dados pessoais no momento de comprar estes produtos ofertados pela internet, pois os índices de golpes e fraudes nesta época do ano aumentam significativamente.

Ele deve estar atento ao site, observar se possui CNPJ da empresa ou CPF do responsável, se informa o endereço físico e se fornece canal de atendimento ao consumidor (SAC).

Veja se o site possui os requisitos mínimos de segurança. A instalação de programas de antivírus e o firewall no computador auxilia a realizar uma compra segura. Estes softwares impedem a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados.

Orienta-se que as compras não sejam realizadas em computadores públicos, como em lan houses e cyber cafés, pois pode ser que estes não estejam adequadamente protegidos.

Lembramos, ainda, que a equipe de Fiscalização está monitorando, atuando de forma preventiva e no dia do evento a ação fiscalizatória será mais incisiva para verificar se as lojas e sites estão cumprindo as normas do Direito do Consumidor.

O Procon reforça que ainda que o consumidor tenha se prevenido , se houver descumprimento à oferta, publicidade enganosa, prática abusiva ou qualquer outro desrespeito ao direito do consumidor, registre uma denúncia no Procon, nos postos de atendimento, ou por meio do e-mail 151@procon.df.gov.br<mailto:151@procon.df.gov.br>.

 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Goiânia recebe a 17ª Largada dos Sertões maior rally das Américas

Pela 17ª vez, Goiânia foi a cidade escolhida para receber a largada dos Sertões, o maior rally das Américas, que comemora 33 anos de...

Mais Radar

741 vagas de emprego no DF: oportunidades para todos os perfis

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem, nesta sexta-feira (11),...

Projeto ajuda pessoas de baixa renda a preencher IR em Brasília

Contribuintes com dificuldades para preencher a declaração do Imposto de Renda...

Projeto ajuda pessoas de baixa renda a preencher IR em Brasília

Os contribuintes de baixa renda de Brasília com dificuldades para preencher...

Receita Federal recebe 5,37 milhões de declarações do IRPF 2025

Receita Federal registra 5,37 milhões de declarações do IRPF 2025 nas primeiras semanas. Prazo vai até 30 de maio, e 46,2 milhões são esperados, alta de 7% ante 2024. Obrigatório para rendas acima de R$ 33.888.

Receita paga lote da malha fina do Imposto de Renda nesta segunda

Nesta segunda-feira (31), a Receita Federal pagará o lote da malha...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.