O ASSUNTO É

Cinco escolas decidem, neste sábado, se vão adotar a Gestão Compartilhada

Publicado em

As comunidades escolares do Gisno, na Asa Norte; CED 01, do Itapoã; CEF 407, de Samambaia; CEF 19, de Taguatinga; e CEF 01, do Núcleo Bandeirante vão decidir sobre a implementação do programa de Gestão Compartilhada entre as secretarias de Educação e da Segurança Pública. As votações ocorrem durante todo o dia, nas cinco escolas.

Para valorizar ainda mais o processo democrático que envolve o projeto, os estudantes das cinco instituições poderão utilizar o cartão passe livre estudantil neste sábado para participar das votações.

O projeto é destinado a estudantes do 6º ao 9º anos dos ensinos Fundamental e Médio. Mais de 6 mil alunos serão beneficiados nesta segunda etapa de implementação da Gestão Compartilhada com a SSP – que, desde o primeiro semestre, já atende 7 mil estudantes do CED 03, de Sobradinho; CED 308, do Recanto das Emas; CED 01, da Estrutural; e CED 07, de Ceilândia.

O critério de escolha das escolas tem como parâmetro o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), assim como ocorrências criminais nas regiões onde as instituições de ensino estão localizadas.

A expectativa é de que dez escolas do Distrito Federal possam aderir, por ano, ao modelo que envolve a parceria. A intenção é que as parcerias se estendam para além da Secretaria de Segurança Pública, envolvendo outros órgãos do governo como as Secretarias de Cultura, Esporte e embaixadas.

Saiba como votar

Podem participar estudantes maiores de 13 anos e com frequência escolar acima de 50%, pais, mães e responsáveis, professores efetivos e temporários e servidores da carreira de Assistência à Educação das unidades envolvidas. Para isso, devem apresentar documento de identidade com foto.

Horários

No Gisno, CED 01 do Itapoã, CEF 407 de Samambaia e no CEF 19 de Taguatinga a votação começa às 8h e vai até às 21h. No CEF 01 do Núcleo Bandeirante o horário será das 8h às 18h.

O que muda?

A parte pedagógica fica por conta dos professores, diretores e orientadores. Já segurança, incluindo a entrada e saída dos estudantes, fica a cargo da Polícia Militar. PMs também trabalham no dia a dia dos alunos com conceitos de ética e cidadania. No contraturno, eles promovem atividades esportivas e musicais.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 42 milhões

As seis dezenas do concurso 2.893 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida...

Mais Radar

Prêmio Jovem Cientista recebe inscrições até dia 31

Interessados em participar do Prêmio Jovem Cientista podem se inscrever até...

MEC quer estender Pé-de-Meia a todos do ensino médio da rede pública

O governo estuda estender o programa Pé-de-Meia a todos estudantes do...

Fluminense encara Chelsea por vaga na final do Mundial de Clubes

O Fluminense encara o Chelsea (Inglaterra) na tarde desta terça-feira (8),...

Colégio Militar Dom Pedro II mobiliza alunos para doações a instituições do DF

Alunos do Colégio Militar Dom Pedro II arrecadam e entregam cestas básicas a instituições do DF, promovendo solidariedade e empatia na prática

MEC libera acúmulo de benefícios para estudantes de graduação

Os beneficiários da Bolsa Permanência poderão acumular o benefício com outros...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.