O ASSUNTO É

Cármen Lúcia acaba com “cura gay” exigida por juiz do DF

Publicado em

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia revogou a decisão liminar que estava em vigor desde dezembro de 2017 e que autorizava profissionais a realizarem atendimentos de reorientação sexual, a chamada ‘cura gay’

Postado por RADAR-DF

A decisão da ministra atende a pedido apresentado pelo Conselho Federal de Psicologia e foi proferida na noite dessa terça-feira (23). Cármen Lúcia não entrou no mérito da polêmica acerca da ‘cura gay’, mas baseou sua decisão no entendimento de que não cabe a um juiz federal de primeira instância decidir sobre o assunto, mas sim ao Supremo.

Ministra Cármen Lúcia

Em setembro de 2017, o juiz Waldemar Cláudio de Carvalho, da 14ª Vara Federal do Distrito Federal, autorizou psicólogos a atenderem pacientes que os procurassem devido ao que considerassem ser problemas causados por sua orientação sexual. Ele permitiu também que fossem promovidas pesquisas sobre assunto.

O magistrado rejeitou um pedido para suspender uma resolução do Conselho Federal de Psicologia que proíbe a “patologização” da homossexualidade. Apesar de manter a norma, ele proibiu que o CFP punisse psicólogos que tratassem gaysconsiderados egodistônicos (que não aceitam sua condição homossexual). Ele considerou que qualquer punição nesse sentido seria inconstitucional.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Educação de Jovens e Adultos receberá livros didáticos por meio do PNLD

As escolas públicas que ofertam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem escolher novos livros didáticos que serão utilizados entre 2026 e 2029....

Mais Radar

Evite cancelamento do título de eleitor: prazo encerra no próximo dia 19

Prazo para regularizar o título de eleitor termina em 19 de maio; mais de 5 milhões de pessoas ainda têm pendências e podem ter o documento cancelado, o que impede atos como votar e tomar posse em concurso público.

INSS notifica 9 milhões aposentados por descontos em benefícios

INSS notifica 9 milhões de aposentados e pensionistas a partir de hoje, 13/05 sobre descontos indevidos. Responda até 14/05 no Meu INSS para confirmar ou pedir reembolso. Notificações só pelo app; dúvidas no 135. Associações têm 15 dias para pagar.

Ninguém acerta a Mega-Sena e prêmio vai para R$ 55 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do Concurso 2.861 da Mega-Sena, sorteadas...

INSS prepara plano para ressarcir aposentados vítimas de fraude

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está elaborando uma proposta...

Governo anuncia R$ 90 milhões para preservação da Caatinga

Para ajudar a preservar a Caatinga, o Ministério do Meio Ambiente...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.