O ASSUNTO É

Reguffe mais próximo de Ibaneis por sinalizar o fim da tributação sobre remédios

Publicado em

Uma batalha antiga do senador Reguffe pode ser concretizada ainda este ano pelo governador Ibaneis Rocha: o fim dos impostos sobre medicamentos no Distrito Federal. A intenção do governador foi anunciada dias antes de assumir o cargo, durante uma conversa que teve com Reguffe. O senador, até agora sem partido, acredita que o DF pode cravar o fim da tributação sobre os remédios antes mesmo do seu projeto de lei ser aprovado no Congresso para âmbito nacional

Por Toni Duarte//RADAR-DF

A principal bandeira de luta do senador José Antonio Reguffe pode ganhar um forte aliado na causa com alguém que ele nunca imaginava: o governador Ibaneis Rocha.

Dias antes de assumir o cargo de governador, Ibaneis Rocha e Reguffe se encontraram para uma conversa, cujo teor era os impostos sobre medicamentos de uso humano.

Uma matéria carregada por Reguffe desde quando era deputado distrital. Levou a bandeira para a Câmara Federal e continua com ela no Senado da República.

Ele disse ao Radar, nesta quinta-feira(14), que a  aprovação da proposta é muito importante para a população porque  vai aliviar o bolso daqueles que usam principalmente remédios de uso continuado.

Em 2014, Reguffe foi o principal avalista da vitória de Rodrigo Rollemberg nas eleições daquele ano.

Em 2015, o senador rompeu laços políticos com o então governador por não ter honrado o compromisso de baixar os preços dos medicamentos.

Na última quarta-feira (13), em Plenário, o senador brasiliense pediu ao presidente do senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que coloque em pauta a sua Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 2/2015.

O texto foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) na legislatura passada e ainda precisa ser votado no Plenário. Se aprovada pelos senadores, deverá ser analisada na Câmara dos Deputados.

Se houve um avanço da proposta de Reguffe no Congresso Nacional, o fim da tributação sobre remédios pode acontecer bem antes disso no âmbito do Distrito Federal.

Estudo neste sentido, a pedido de Ibaneis, se encontra sob a responsabilidade do secretário de Fazenda André Clemente para saber qual é o grau de impacto que atingiria a receita do Estado, caso seja implementada a medida. Ibaneis considera a proposta de Reguffe como “importante”.

Além da sensibilidade do governador, sempre voltada em atendimento aos que mais precisam, como é o caso da enorme parcela da população, impossibilitada financeiramente de adquirir remédios de uso continuado, por um preço mais acessível, o gesto de Ibaneis pode ser visto também por outro víeis: trazer Reguffe para o seu lado, por exemplo.

Na eleição de 2018, o senador Reguffe manteve uma postura neutra sobre a corrida ao Buriti, se limitando apenas em algumas gravações de vídeos pedindo votos para a reeleição do senador Cristovam Buarque (PPS) que não conseguiu se reeleger.

Uma fonte do Buriti consultada pelo Radar sustentou que  a aproximação do governador com o  senador Reguffe tem algo a ver com o distanciamento do aliado e senador tucano Izalci Lucas (causa até agora sem explicação por ambos)  e também por  ser a senadora Leila do Vôlei (PSB) uma aliada do ex-governador Rollemberg.

“Um senador  aliado  politicamente com o governador  se faz necessário”, disse a fonte.

A faz sentido.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Prazo de confirmação de matrículas é reaberto para o QualificaDF

Foi reaberto o prazo de confirmação de matrículas para os candidatos convocados no Programa QualificaDF. Ao todo, estão sendo ofertadas 12.500 vagas em cursos...

Mais Radar

Deputados distritais terão R$ 34,5 mi cada em emendas de 2026

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) definiu o valor máximo...

Lula trai Pacheco preferindo o “companheiro” Jorge Messias no STF

Sentindo-se rejeitado por Lula, o senador Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado, ganhou como prêmio de consolação a chance de concorrer ao governo de Minas com apoio do PT em 2026, uma missão arriscada onde ele pode perder.

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Últimas do Radar