Veja Isso! Júlio César da Terracap e Bruna da Agefis tentam desmoralizar Ibaneis

Publicado em

A 48 dias para deixar o governo, Rodrigo Rollemberg (PSB), auxiliado pelo presidente da Terracap, o topógrafo Júlio César Reis e pela presidente da Agefis, Bruna Pinheiro, acionaram os tratores e tocaram o terror, nesta quarta-feira (14/11), contra dezenas de famílias pobres que tiveram suas casas derrubadas na comunidade 26 de Setembro. O povo ficou na chuva

Por Toni Duarte//RADAR-DF

A ação teve o propósito de tentar desmoralizar o governador eleito Ibaneis Rocha. Foi lá que, durante a campanha, o então candidato ao governo do Distrito Federal fez discurso e prometeu reconstruir todas as casas que foram demolidas pelas operações nefastas da Agefis.

Nos últimos quatro anos, a Terracap, empresa que vende as terras públicas do DF, tenta erradicar a área ocupada por mais de seis mil famílias.

A justificativa é que a comunidade ocupa uma parte da Flona (Floresta Nacional) . Mas por trás das derrubdas tem alguns interesses econômicos: a Terracap quer a área limpa para entregar a uma  construtora que pretende construir  apartamentos para a classe média.

Durante o governo Agnelo (PT), um caso de “grilagem oficial”, que envolve ex-dirigentes da Terracap se transformou em alvo da “Operação Perímetro” da Polícia Federal. A região pertence a terras da União.

De lá para cá, a 26 de Setembro só continua ainda de pé por meio de decisões judiciais que nem sempre são respeitadas pela Agefis.

Hoje, os moradores foram pegos de surpresa na última ação do governo derrotado.

O fato mais curioso da história é que o atual presidente da Terracap, Júlio César , que fez campanha na TV no horário do PSB para ajudar reeleger o chefe Rollemberg, teve a sorte de contar com um forte lobby para continuar a frente da imobiliária no governo de Ibaneis Rocha.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Juramento em Roma não faz milagre: PGR barra Arruda, o inelegível

Prometeu santidade em Roma, fez juras diante da Basílica de São Pedro e falou em novo homem. Mas, de volta ao Brasil, Arruda encontrou menos fé e mais papel timbrado: para a PGR, milagre não apaga ficha suja nem ressuscita candidatura.

Mais Radar

Triunfo dos moradores: justiça suspende ordem de demolição do RK

Condomínio RK celebra vitória no TJDFT! Des. Roberto Freitas Filho suspende demolição de 2.071 casas e infraestruturas. Mais de 10 mil moradores ganham tempo para regularização, amparados por TAC 002/2007, Lei 13.465/2017 e Lei DF 986/2021.

Inércia do Condomínio RK põe famílias sob risco de verem suas casas demolidas

Apesar do acordo firmado em dezembro de 2024 com a Terracap, a administração do condomínio RK ainda não assinou o termo, colocando em risco de demolição por determinação judicial os imóveis de mais de 2 mil famílias.

Comissão do TJDFT busca soluções pacíficas em despejos coletivos

Desembargador Renato Scussel lidera Comissão do TJDFT que, em parceria com o GDF, promove soluções pacíficas para despejos e reintegrações de posse em moradias coletivas e áreas produtivas de populações vulneráveis.

AJAB e DER planejam melhoria de acesso a condomínios do J. Botânico

Reunião conduzida por Toni Duarte, presidente da AJAB, contou com a participação do administrador Aderivaldo Cardoso e síndicos de sete condomínios do Jardim Botânico, representando mais de 12 mil moradores, para discutir acessos.

Regularização do condomínio Residencial RK avança com acordo histórico

Com o apoio pessoal do governador Ibaneis, o Condomínio Rural Residencial RK,, após décadas de incertezas e embates judiciais, está próximo de alcançar uma solução definitiva para a regularização fundiária de sua área, mediando negociações com a TERRACAP.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.