Sete meses após o desabamento, o viaduto do Eixão continua no chão e pode se transformar no símbolo da destruição a ser deixado para trás pelo pior governador da história de Brasília. A via Engenharia, empresa enrolada com a lava jato e financiadora da campanha de Rollemberg em 2014, foi impugnada no edital e não pode realizar a obra
Por Toni Duarte//RADAR-DF
Com péssima avaliação em todas as pesquisas de intenções de voto e uma rejeição popular estratosférica, o governador Rodrigo Rollemberg já é visto por analistas políticos como uma carta fora do jogo no primeiro turno das eleições desse ano.
Se tal análise se confirmar, o pior governador da história de Brasília deixará para trás um legado maldito que a sociedade e o próximo governante terão que receber e buscar soluções para equacionar os problemas.
O viaduto da Galeria dos Estados no Eixão Sul, que fica em uma das vias mais importantes de Brasília, que desabou em fevereiro desse ano, já está sendo eleito pela sociedade brasiliense como o símbolo da destruição de um governo que acabou com a saúde, arrebentou com a segurança e ferrou com a educação.
Diante de todas as projeções, o viaduto pode não ser reconstruído dentro da capenga gestão de Rodrigo Rollemberg. A data do dia 15 de setembro é o fim do prazo dado pela Justiça Federal para o governo iniciar as obras. A Justiça estabeleceu multa de $20 mil reais por dia caso o governo socialista não cumpra o acordo.
Ganhadora da licitação para a reconstrução do viaduto , a empresa Via Engenharia, foi doadora do montante de R$ 1 milhão em 2014, ao atual governador. A construtora também está enrolada no rumoroso caso de corrupção na Lava Jato. A Via foi impugnada na licitação da reconstrução do viaduto pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF) na semana passada.
No início do ano, quando o viaduto desabou, o governador Rodrigo Rollemberg esteve no local. Disse que a cidade estava envelhecendo e admitiu que o viaduto não recebeu qualquer tipo de reparo nos últimos anos. O governador foi vaiado por populares.
Veja no videio: