O ASSUNTO É

Joesley Batista e ex-procurador da lava jato se tornam réus por corrupção

Publicado em

Justiça do DF aceita denúncia contra o empresário e Marcelo Miller, acusados de irregularidades na assinatura do acordo de delação premiada de executivos da JBS. Advogada e ex-diretor da empresa também viram réus.

A Justiça Federal do Distrito Federal aceitou nesta quinta-feira (28/06) a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o empresário Joesley Batista, da JBS, e o ex-procurador da República Marcelo Miller, num processo que apura irregularidades em delação premiada.

Com a decisão, os dois se tornam réus na Justiça em Brasília e vão responder a processo. A denúncia, emitida nesta segunda-feira, envolve ainda a advogada Esther Flesch e o ex-diretor jurídico da JBS Francisco de Assis, que também viraram réus no caso.

Segundo a acusação, Miller teria recebido vantagens indevidas que somam ao menos 700 mil reais para atuar em favor do grupo J&F, que engloba a JBS, durante o processo de assinatura do acordo de delação premiada dos executivos da empresa, entre eles Joesley e Assis.

O MPF afirma que documentos trocados entre Miller e membros do escritório de advocacia que o contratou, por intermédio de Flesch, comprovariam o “jogo duplo” no caso. As promessas de vantagem indevida teriam sido feitas a Miller e à advogada por Joesley e Assis.

De acordo com a denúncia, os empresários se aproveitaram da posição de Miller como membro auxiliar do grupo de trabalho da Operação Lava Jato para obter um bom acordo de colaboração, que incluiria imunidade para que se livrassem dos crimes que cometeram.

Segundo o MPF, o ex-procurador “foi o estrategista dos acordos de colaboração”, orientando delatores a “obter os benefícios da imunidade, ajudando a redigir anexos, prestando aconselhamentos jurídicos e encontrando-se diversas vezes com seus corruptores”.

Miller e Flesch se tornaram réus pelo crime de corrupção passiva, enquanto Joesley e Assis, de corrupção ativa. Eles haviam sido indiciados pela Polícia Federal (PF) na semana passada.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Brasileiros sacam em julho R$ 310,36 milhões esquecidos em bancos

Conforme o Banco Central (BC), os brasileiros sacaram, em julho deste ano, R$ 310,36 milhões em valores esquecidos no sistema financeiro. O Sistema de...

Mais Radar

Desfile de 7 de Setembro tem segurança reforçada em Brasília

Desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios terá segurança reforçada com PM, GSI e Forças Armadas. T Trânsito interditado e regras rígidas para itens no evento.

Nova tecnologia vai mudar forma como brasileiros assistem televisão

O governo federal divulgou um decreto que regulamenta a TV 3.0,...

Anatel justifica fim da obrigatoriedade do uso do 0303

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revogou a obrigatoriedade das empresas...

Avião de pequeno porte cai nos Lençóis Maranhenses e deixa dois mortos

Um avião de pequeno porte caiu neste sábado (9) no Parque...

Governo vai lançar programa para acolher brasileiros repatriados

Os brasileiros repatriados em situação de vulnerabilidade serão acolhidos por um...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.