O ASSUNTO É

O POVO QUER SABER: QUEM ESTÁ ENGANANDO QUEM NA CORRIDA AO BURITI

Publicado em

O deputado federal Izalci Lucas, não cansa de repetir a direção nacional do PSDB, que será candidato a governador do Distrito Federal com a promessa de fazer palanque ao presidenciável Geraldo Alckmin, em Brasília. O ex-distrital e presidente do PTB, Alírio Neto, mantém o mesmo discurso que não abrirá mão da sua candidatura ao Buriti. Para completar o empresário Wanderley Tavares (PRB), e Renato Santana (PSD), também dizem a mesma coisa. O povo quer saber quem está enganando quem

Por Toni Duarte//RADAR-DF

A chamada terceira via, um dos braços direito de sustentação do desastroso governo Rollemberg que pulou do barco para não afundar  junto, declarou por meio de uma carta intitulada “Nota Conjunta à Sociedade do Distrito Federal”, que pretende disputar o Buriti nestas eleições.

Os mais emblemáticos políticos que compõem o grupo das “Madalenas Arrependias” são: Cristovam Buarque (PPS), deputado federal Rogério Rosso (PSD), o deputado federal Izalci Lucas (PSDB), Alírio Neto (PTB) e ainda o empresário Wanderley Tavares, presidente do PRB, partido da Igreja Universal do Reino de Deus.

De repente Rosso, Cristovam, Renato e Izalci, que ajudaram a eleger o pior governador do DF, em 2014, tardiamente descobriram que é preciso “resgatar com urgência e eficácia a prestação de serviços públicos”; e que o DF deixou de ser “referência em saúde, educação, moradia, segurança, desenvolvimento social e econômico”.

Há quem diga que quem mais está incentivando por trás o grupo das “Madalenas Arrependidas” é o próprio governo já que três dos principais partidos como o PSD, PRB e PSDB, que compõem o grupo, continuam ao lado de Rodrigo Rollemberg usufruindo da boquinha socialista.

Embora Izalci tenha sido reconduzido ao cargo de presidente da legenda tucana em Brasília, com prazo de validade até o dia 5 de agosto, a situação do deputado ainda não é confortável como pré-candidato ao Governo do DF. A questão não está 100% decidida. O partido ainda pode cair nos braços de Rollemberg, embora Izalci desminta.

O maior êxito do grupo foi arrastar para dentro o ex-deputado distrital Alírio neto pré-candidato a governador pelo PTB. No entanto para os integrantes do grupo de Jofran Frejat (PR),  que desponta nas pesquisas de intenção de voto, a opção de Alírio de também virar “madalena arrependida” não foi recebida como uma grande perda.

A avaliação é simples: na mais recente pesquisa encomendada, para consumo interno do Podemos, entre os dias 13 a 20 de março, o petebista pontuou 2.8%. Izalci menos: 2,0%.

Somados, os pre-candidatos ao Buriti, ficam no mesmo patamar de intenção de voto do governador Rodrigo Rollemberg: 4,8%. Alírio ou Izalci sendo a cabeça de chapa das “Madalenas” seria derrotado no primeiro turno das eleições pelo pior governador de Brasília.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

DF incentiva mobilidade ativa e investe em qualidade de vida para a população

Atualmente, Brasília tem a segunda maior malha cicloviária do país, com 727 km de extensão, distribuídas em 32 regiões administrativas, de acordo com a...

Mais Radar

Deputados distritais terão R$ 34,5 mi cada em emendas de 2026

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) definiu o valor máximo...

Lula trai Pacheco preferindo o “companheiro” Jorge Messias no STF

Sentindo-se rejeitado por Lula, o senador Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado, ganhou como prêmio de consolação a chance de concorrer ao governo de Minas com apoio do PT em 2026, uma missão arriscada onde ele pode perder.

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Últimas do Radar