O ASSUNTO É

PAI DE SANTO QUE TIROU MACUMBA DE TEMER NÃO É RECONHECIDO NA UMBANDA

Publicado em

Roberval Batista de Uzêda, de 52 anos, mais conhecido como Pai Uzêda, que virou babalorixá oficial de Michel Temer por tirar a macumba forte e todos os encostos que rondam o presidente da Republica está sendo contestado pelas federações e associações de Umbanda e Candomblé do país.

Embora se autointitule pai de santo, não há registro de que seja oficialmente reconhecido como sacerdote por estas instituições. A União de Tendas de Umbanda e Candomblé do Brasil e a Associação de Ritos e Cultos Ancestrais no Brasil (Arcan), por exemplo, informaram que desconhecem sua atuação como pai de santo.

“É uma figura folclórica que não é de hoje. Não é sacerdote reconhecido. Nenhum sacerdote sério agiria dessa forma. Fez uma coisa teatral. Se fosse sério, não falaria sobre recomendação espiritual a não ser que Temer fosse em uma consulta. Mesmo assim, do ponto de vista ético, não poderia tornar essa coisa pública”, critica o babalorixá Ivanir dos Santos, para quem a atuação de Uzêda prejudica a imagem das religiões de matriz africana.

“O espírita nasce espírita. Ele não precisa de federação, associação.Todo sensitivo pode estudar os orixás e receber as entidades. Deus me deu a oportunidade de alertar um presidente que está cheio de macumba. É claro que vou causar inveja e indignação. Respeito quem está me criticando, mas árvore que não dá fruto não leva pedrada”, afirma o babalorixá.

A ausência de reconhecimento de seus pares não impediu Pai Uzêda de ganhar os holofotes e circular por eventos e espaços nobres da política nos últimos anos. Ele garante que sempre foi bem recebido e que Temer, quando o viu, sentiu “firmeza”.

“Sou um pai de santo que procura se informar. Leio a constituinte, sei dos meus direitos. O Brasil é laico. Estava no meu centro quando recebi o convite de Romero Jucá (senador do PMDB por Roraima). Os políticos se protegem”, disse ele.

Pai Uzeda afirmou ainda que pretende oferecer seus serviços ao governo de Brasilia.

 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Mega-Sena: confira os números sorteados no concurso 2.932

Um apostador levou, sozinho, o prêmio de R$ 96 milhões sorteado neste sábado (25) pelo concurso 2.932 da Mega-Sena.  Os números sorteados foram: 04 -13...

Mais Radar

Deputados distritais terão R$ 34,5 mi cada em emendas de 2026

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) definiu o valor máximo...

Lula trai Pacheco preferindo o “companheiro” Jorge Messias no STF

Sentindo-se rejeitado por Lula, o senador Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado, ganhou como prêmio de consolação a chance de concorrer ao governo de Minas com apoio do PT em 2026, uma missão arriscada onde ele pode perder.

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Últimas do Radar