O ASSUNTO É

PAI DE SANTO QUE TIROU MACUMBA DE TEMER NÃO É RECONHECIDO NA UMBANDA

Publicado em

Roberval Batista de Uzêda, de 52 anos, mais conhecido como Pai Uzêda, que virou babalorixá oficial de Michel Temer por tirar a macumba forte e todos os encostos que rondam o presidente da Republica está sendo contestado pelas federações e associações de Umbanda e Candomblé do país.

Embora se autointitule pai de santo, não há registro de que seja oficialmente reconhecido como sacerdote por estas instituições. A União de Tendas de Umbanda e Candomblé do Brasil e a Associação de Ritos e Cultos Ancestrais no Brasil (Arcan), por exemplo, informaram que desconhecem sua atuação como pai de santo.

“É uma figura folclórica que não é de hoje. Não é sacerdote reconhecido. Nenhum sacerdote sério agiria dessa forma. Fez uma coisa teatral. Se fosse sério, não falaria sobre recomendação espiritual a não ser que Temer fosse em uma consulta. Mesmo assim, do ponto de vista ético, não poderia tornar essa coisa pública”, critica o babalorixá Ivanir dos Santos, para quem a atuação de Uzêda prejudica a imagem das religiões de matriz africana.

“O espírita nasce espírita. Ele não precisa de federação, associação.Todo sensitivo pode estudar os orixás e receber as entidades. Deus me deu a oportunidade de alertar um presidente que está cheio de macumba. É claro que vou causar inveja e indignação. Respeito quem está me criticando, mas árvore que não dá fruto não leva pedrada”, afirma o babalorixá.

A ausência de reconhecimento de seus pares não impediu Pai Uzêda de ganhar os holofotes e circular por eventos e espaços nobres da política nos últimos anos. Ele garante que sempre foi bem recebido e que Temer, quando o viu, sentiu “firmeza”.

“Sou um pai de santo que procura se informar. Leio a constituinte, sei dos meus direitos. O Brasil é laico. Estava no meu centro quando recebi o convite de Romero Jucá (senador do PMDB por Roraima). Os políticos se protegem”, disse ele.

Pai Uzeda afirmou ainda que pretende oferecer seus serviços ao governo de Brasilia.

 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Rendimento de trabalhador rural sobe 5,5% no 1º trimestre

 O Anuário Estatístico da Agricultura Familiar contabiliza que o rendimento médio mensal dos trabalhadores da agropecuária cresceu 5,5% no primeiro trimestre na comparação com...

Mais Radar

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com destaque para PDLs

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com 73 PLs, 47 PDLs, 8 PLCs e 6 PRs. Destaque para aumento de PDLs e leis como regularização de puxadinhos, crédito justo e uniforme escolar gratuito, impactando a sociedade do DF.

Projeto de lei institui diretrizes para o Programa Agrário do Distrito Federal

Foi aprovado na manhã de hoje (22) pela Comissão de Produção...

Dra. Jane Klebia enfrenta violência política e diz que nada a intimida

Mulher negra, Dra. Jane enfrenta a violência política de gênero, criminalizada pela Lei nº 14.192/2021, com resiliência, transformando ataques em combustível para seguir sua luta sem ceder a práticas intimidatórias e criminosas.

Com Rogério Morro da Cruz, Celina e Ibaneis levam progresso a São Sebastião

Com Ibaneis Rocha, Celina Leão e Rogério Morro da Cruz, São Sebastião vive um novo tempo: obras históricas, mais justiça e mobilidade, refletindo compromisso real com qualidade de vida e futuro digno à população.

Deputada Jane Klebia propõe aluguel social apenas com o BO policial

A partir do boletim de ocorrência, as mulheres vítimas de violência...

Últimas do Radar