Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Do “ capitão capiroto” ao “sapo barbudo”: o disco arranhado de Chico Vigilante

Publicado em

Há quase 30 anos de mandatos parlamentares, o deputado distrital pelo PT, Chico Vigilante, repete a mesma denúncia de sempre contra um suposto “cartel de combustíveis” no Distrito Federal, sem resultados concretos.

Saem governos, entram governos, inclusive aqueles sob a batuta petista e a narrativa muda conforme quem está no poder de mando.

Nos primeiros dias desse ano de 2026, ele apresentou representação ao CADE pedindo investigação sobre aumentos coordenados na gasolina, diesel e gás de cozinha nos postos do DF.

O aumento de R$ 0,10 por litro na gasolina decorre diretamente do reajuste do ICMS aprovado pelo CONFAZ (Conselho Nacional de Política Fazendária).

O CONFAZ é um órgão colegiado que reúne os Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal, e é presidido pelo Ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Esse Conselho tem como principal função celebrar acordos para definir normas sobre o ICMS.

Durante o governo Bolsonaro, Vigilante apelidava o ex-presidente de “capiroto” e atribuía os altos preços exclusivamente à política federal de paridade com o dólar.

Agora, sob Lula, conhecido historicamente como “sapo barbudo” por críticos, o deputado evita culpar o governo federal pelos reajustes tributários semelhantes.

Essa seletividade revela oportunismo político: o “cartel” alegado persiste há décadas, mas a narrativa muda conforme o ocupante do Planalto.

Os consumidores do DF continuam pagando uma das gasolinas mais caras do país, enquanto denúncias repetidas não baixam os preços nas bombas.

O discurso do distal parece mera retórica para manter visibilidade eleitoral. Até o próximo aumento.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Baile do Brooklyn agita Ceilândia neste domingo (11)

Ceilândia recebe o Baile do Brooklyn neste domingo (11), com o melhor do rap nacional....

Mais Radar

Plano dos Belmonte pode repetir erro de 2014 com Arruda inelegível

Felipe Belmonte aposta em manobra para empurrar Paula ao Buriti em 2026, torcendo pelo veto a Arruda. Estratégia repete erros do passado e ignora que votos não se herdam. Arruda puxa só para si e não entrega espólio político.

Juramento em Roma não faz milagre: PGR barra Arruda, o inelegível

Prometeu santidade em Roma, fez juras diante da Basílica de São Pedro e falou em novo homem. Mas, de volta ao Brasil, Arruda encontrou menos fé e mais papel timbrado: para a PGR, milagre não apaga ficha suja nem ressuscita candidatura.

Do Senado ao fogo do inferno: CPMI do INSS assombra Weverton Rocha

Sob a mira da CPMI do INSS, o vice-líder do governo no Senado, Weverton Rocha (MA), enfrenta o pior momento político da carreira. Investigação da PF, queda nas pesquisas e a revolta de aposentados roubados transformam a reeleição em um caminho de incertezas.

O preso e o protegido: o jogo do sistema que molda a eleição de 2026

A agonia de Bolsonaro no cárcere, somada aos aplausos de Lula, pode gerar comoção nacional. Num Brasil movido pela emoção, a dor mobiliza votos e pode virar o jogo contra o presidente petista em 2026, apesar das pesquisas indicarem o contrário hoje.

Ex-deputado reaparece mentindo e acha que eleitor do DF é trouxa

Luiz Miranda reaparece com vídeo confuso, acusa 119 faltas do deputado federal Fred Linhares na Câmara, mas exibe documento que prova 119 presenças. Fake escancarada, erro primário e a velha aposta na memória curta do eleitor do DF.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político