O adesivo de QR Code que permitirá ao passageiro acessar informações do motorista, deve ser instalado até 23 de fevereiro de 2026. A medida se aplica para aqueles que trabalham com aplicativo de corrida.
O objetivo é aumentar a segurança, a transparência e a confiança no serviço prestado. Segundo a norma, até a nova data, a fiscalização terá caráter orientador.
“Do universo de 59 mil prestadores dos 10 aplicativos cadastrados na Semob, 20.642 emitiram o selo. Por isso, decidimos postergar o prazo”, explica o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.
Após o novo prazo, o descumprimento da medida implicará sanções administrativas, que podem variar de multas até a apreensão do veículo em casos de transporte não autorizado.
Para ter acesso ao QR Code, os motoristas devem atualizar os dados do cadastro por meio do Portal do Condutor da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), inclusive com o envio de foto. Após fazer esse procedimento, o prestador deverá acessar a área de serviços do site, e acessar o menu de “Emissão de Dístico STIP”, onde é possível imprimir o selo.
O adesivo deve ser colocado no para-brisa do veículo, em local visível tanto para usuários quanto para agentes de fiscalização.
O QR Code também vai facilitar a consulta completa pelos agentes de fiscalização, com dados atualizados em tempo real, como número da autorização vigente, foto do prestador e vínculo com a empresa operadora.

