O ASSUNTO É

Casa do Maranhão homenageia Froz Sobrinho por avanços da justiça

Publicado em

A Casa do Maranhão de Brasília homenageou na noite da última quarta-feira (03), o desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, por iniciativa que rompe séculos de exclusão territorial.

O projeto “A Praça de Justiça e Cidadania em Alcântara” ficou em segundo lugar no Prêmio Innovare, sendo celebrado como modelo nacional de solução multi-institucional para conflitos quilombolas históricos.

“Esse movimento é a ruptura com a escravidão, porque estamos dando dignidade em forma de reconhecimento territorial para mais de 150 comunidades quilombolas e duas mil famílias”, afirmou Froz Sobrinho.

A prática enfrenta violações de direitos humanos agravadas desde a instalação do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), que deslocou à força comunidades inteiras nos anos 1980 e 1990.

O Judiciário maranhense, liderado por Froz Sobrinho, abandonou a postura reativa para se tornar protagonista na titulação de terras aos quilombolas.

Froz Sobrinho aparece acompanhado de desembargadores, advogados e membros da magistratura (fotos: Alberto Pessoa)

Segundo ele, o objetivo maior é evitar a condenação internacional do Brasil na Corte IDH em 2025 e garantir, pela primeira vez, segurança jurídica definitiva às populações tradicionais de Alcântara.

“Quando entregarmos os títulos, e todas as entregas foram feitas em Alcântara, a cidade vai revolucionar: as comunidades vão investir, o comércio vai crescer, tudo vai crescer”, declarou o presidente do TJMA durante ato solene realizado na Casa do Maranhão.

A “Praça da Justiça” instalada na cidade simboliza o Judiciário de portas abertas, promovendo conciliação, orientação jurídica e articulação intersetorial direta com quilombolas.

A entrega da comenda da Casa do Maranhão a Froz Sobrinho, coroa uma das mais impactantes ações judiciais do Brasil em defesa de direitos humanos, memória ancestral e desenvolvimento sustentável local.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Cartão Material Escolar beneficiou mais de 860 mil estudantes no DF

Cerca de 865 mil estudantes foram beneficiados pelo Cartão Material Escolar, desde 2019, segundo a Secretaria de Educação (SEEDF). O investimento do Governo do Distrito...

Mais Radar

Sentimento Profundo: o hino que pulsa no coração do povo maiobeiro

"Sentimento Profundo" – o hino que doeu feliz no peito maiobeiro em 2025! Juninho, xodó do povo, transformou amor absurdo em poesia viva. Dia 6/12, a Maioba fecha a temporada cantando: “Sou maiobeiro até morrer!”

Cícero da Hora: A voz literária da Ilha encantada dos lençóis maranhenses

Cícero da Hora encanta o Reviver de São Luís com sua obra sobre a Ilha de Lençóis, onde a lenda do rei Dom Sebastião e sua corte pulsa na alma dos ilhéus da baixada ocidental maranhense,

Zé Alberto e o legado vivo do “Leão Devorador” do bumba-boi da Ilha

Zé Alberto, o “Leão Devorador”, fez tremer por 50 anos os terreiros juninos da ilha com sua voz poderosa e presença marcante, eternizando-se como um dos grandes nomes do bumba-meu-boi de São Luís.

PF deve apurar suspeitas de “propina obesa” na OAB do Maranhão

Um suposto esquema de corrupção que envolve um membro da atual diretoria da Ordem no Maranhão deve ser apurado pela Polícia Federal. O diretor foi gravado pedindo a uma empresa fornecedora da entidade para adicionar "gordura" às compras e repassar a diferença em dinheiro.

ABBP emite Nota de Pesar pela morte do jornalista Djalma Rodrigues

Ele atuou como Coordenador-Geral da Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP) no Maranhão. A Associação Brasileira de Portais de Notícias, organização de referência na promoção e defesa dos portais de notícias no país, honra a memória de Djalma e seu legado no jornalismo.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.