O ônibus do Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal deverão circular com adesivos alertando sobre o risco de acidentes no trânsito. A medida começa a valer a partir de fevereiro de 2026.
O objetivo é alertar pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas de automóveis e demais veículos sobre o risco de transitar no ponto cego.
“É importante que as pessoas se lembrem desse risco e evitem transitar nesses pontos que dificultam ao motorista do ônibus ver se há principalmente pedestres, ciclistas e motos ao redor do veículo”, explicou secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.
As operadoras do transporte público coletivo do DF deverão fixar, em toda a frota, adesivos indicando o perigo pelo fato de que o motorista não consegue ver se há pessoa ou outro veículo transitando. A melhor forma de evitar acidentes é não transitar por esses pontos que serão assinalados.
Os ônibus do DF já têm adesivos nas portas de saída, alertando aos passageiros para não atravessarem na frente do veículo após desembarcar no ponto de parada (Lei nº 2.205/98).
Os adesivos terão formato de círculo amarelo com as informações impressas em preto. O tamanho será proporcional ao veículo, devendo os itens ser afixados em cada lateral. As próprias operadoras deverão providenciar a impressão e a colagem desses informativos, no prazo de 90 dias.

