Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Gustavo Rocha se filiará ao Republicanos para ser vice de Celina Leão

Publicado em

O atual secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, por decisão do presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, se filiará ao partido para concorrer como candidato a vice-governador na chapa majoritária liderada por Celina Leão (PP).

Um acordo nesse sentido já havia sido estabelecido no final do ano passado entre o governador Ibaneis Rocha, que apoia a vice-governadora como sua sucessora nas eleições de 2026, e o presidente nacional do partido.

Essa é a primeira vez que o advogado Gustavo Rocha se filiará a um partido político para disputar uma eleição.

Ele é homem de confiança de Ibaneis e faz parte do governo deste a primeira gestão iniciada em 2019.

No entanto, Wanderley Tavares, presidente da legenda no Distrito Federal, vinha trabalhando na contramão de Marcos Pereira. Ou seria ele para a vaga de vice, ou conturbaria o processo lançando uma candidatura própria dos Republicanos.

Embora o Republicanos sendo da base do governo Ibaneis, Tavares, como sempre, passou a propagar a candidatura do deputado Fred Linhares ao governo do DF.

O parlamentar de primeiro mandato, embarcou na “onda” de Wanderley Tavares, o que gerou uma crise entre o partido e o governo Ibaneis.

Isto porque o Republicanos é a legenda que mais possui cargos no governo (quatro Secretarias e quatro administrações regionais, além de muitos outros cargos na estrutura do governo do DF).

Fred Linhares, por exemplo, por causa das artimanhas de Wanderley Tavares, chegou a abrir mão da Secretaria de Ciência e Tecnologia, se arrependendo em seguida, pedindo o seu espaço de volta.

Não é a primeira vez que Wanderley Tavares causa desarrumação no partido.

Em 2022, ele se contrapôs à chapa majoritária da reeleição de Ibaneis, ao apoiar a candidatura avulsa de Damares Alves ao Senado.

O modus operandi usado por Wanderley Tavares em busca de vantagens fisiológicas em governos que passaram ao longo da história pelo Buriti, sempre deixou os parlamentares do partido em desconforto.

A decisão da direção nacional do Republicanos, de “rifar” Tavares da presidência do partido no DF, se deu exatamente por isso.

Ontem à noite, ele publicou a sua carta de renúncia.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Desfile de 7 de Setembro tem segurança reforçada em Brasília

Desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios terá segurança reforçada com PM, GSI e Forças Armadas. T Trânsito interditado e regras rígidas para itens no evento.

Mais Radar

Por que o Maranhão é o estado mais pobre do país? Roberto Rocha explica

Ex-senador Roberto Rocha critica a classe política do Maranhão por explorar a pobreza em vez de promover soluções para incluir os maranhenses na riqueza do estado. Com renda média de R$ 409 e 30% em insegurança alimentar, o Maranhão segue como o mais pobre do Brasil.

Rollemberg: A decadência de um ex-governador sem futuro político

A volta à Câmara em 2025 foi acidente de percurso, viabilizada pelo STF, mas sua baixa votação e o PSB enfraquecido indicam o fim da linha para o pior político da história de Brasília.

Daniel de Castro acusa Lula de perseguição ideológica e desrespeito ao DF

O deputado distrital criticou Lula por recusar reunião com Ibaneis Rocha sobre reajuste das forças de segurança do DF. Ele acusou ainda o presidente de ser um arrogante e de agir por ideologia e desrespeitar o povo brasiliense.

Lula sabota forças de segurança a pedido da esquerda maquiavélica do DF

Lula debocha e ignora reajuste de 44% para forças de segurança do DF, atendendo ao PT local. Enquanto Ibaneis valoriza policiais, o presidente sabota Brasília por interesses políticos, mas sua impopularidade cresce e o PT definha.

Lula sabota Brasília, ataca o BRB e o desenvolvimento econômico do DF

Lula e o PT do DF contra Brasília: do ataque ao Fundo Constitucional à sabotagem da expansão do BRB, a esquerda insiste em minar a segurança, a saúde, a educação e o progresso econômico do Distrito Federal, desrespeitando a vontade do povo que os afastou do poder há 16 anos."
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político