De acordo com o governo federal calcula que, 30,5 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) validaram a prova de vida, em 2025. O procedimento é anual e garante a continuidade dos repasses previdenciários.
O número corresponde a 90% dos que precisam fazer o procedimento. A verificação costuma ser feita por meio de cruzamento de dados oficiais, o que possibilita, à maioria dos beneficiários, não ser necessária a ida ao banco.
Conforme a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), “trata-se de um procedimento importante para evitar fraudes e pagamentos indevidos e, por isso, ocorre periodicamente”.
No caso de beneficiários não localizados pelo sistema automático, uma notificação é enviada pelo banco responsável pelo pagamento do benefício. O INSS não liga pedindo a realização da Prova de Vida nem envia mensagens por WhatsApp, ou SMS.
Caso o titular tenha alguma dúvida, é possível fazer consultas sobre a necessidade ou não de fazer a comprovação de vida por meio do aplicativo Meu INSS; e do telefone 135 (de segunda a sábado, das 7h às 22h).
Pelo Meu INSS, basta acessar o site ou aplicativo, fazer login com CPF e senha, e seguir as instruções para reconhecimento facial, caso seja solicitado.