O ASSUNTO É

Prova de Vida foi feita por 90% dos beneficiários do INSS

Publicado em

De acordo com o governo federal calcula que, 30,5 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) validaram a prova de vida, em 2025. O procedimento é anual e garante a continuidade dos repasses previdenciários.

O número corresponde a 90% dos que precisam fazer o procedimento. A verificação costuma ser feita por meio de cruzamento de dados oficiais, o que possibilita, à maioria dos beneficiários, não ser necessária a ida ao banco.

Conforme a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), “trata-se de um procedimento importante para evitar fraudes e pagamentos indevidos e, por isso, ocorre periodicamente”.

No caso de beneficiários não localizados pelo sistema automático, uma notificação é enviada pelo banco responsável pelo pagamento do benefício. O INSS não liga pedindo a realização da Prova de Vida nem envia mensagens por WhatsApp, ou SMS.

Caso o titular tenha alguma dúvida, é possível fazer consultas sobre a necessidade ou não de fazer a comprovação de vida por meio do aplicativo Meu INSS; e do telefone 135 (de segunda a sábado, das 7h às 22h).

Pelo Meu INSS, basta acessar o site ou aplicativo, fazer login com CPF e senha, e seguir as instruções para reconhecimento facial, caso seja solicitado.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Claustrofobia Inversa: Alexandre Patury alerta para novo desafio no DF

O Secretário Executivo de Segurança Pública do DF alerta sobre claustrofobia inversa na palestra do IPEDF. Inspirado em Adolescentes, o fenômeno reflete o isolamento juvenil e riscos à segurança do DF. "O silêncio dos jovens pode ser perigoso", diz ele ao Radar DF.

Mais Radar

Governo vai migrar 4 milhões de contratos para app do consignado CLT

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) vai transferir cerca de...

CLDF aprova compra do Banco Master pelo BRB por R$ 2 bilhões

Transação, que cria conglomerado financeiro mais robusto, aguarda aval do Banco Central. Expansão fortalece BRB em crédito imobiliário, agronegócio e programas sociais.

Aquisição do Banco Master pelo BRB ganha apoio do setor produtivo do DF

Entidades empresariais do Distrito Federal manifestaram, por meio de uma carta...

Caixa começa a pagar Bolsa Família de agosto

Nesta segunda-feira (18), a Caixa Econômica Federal começa a pagar a...

Caixa libera abono salarial para nascidos em novembro e dezembro

Trabalhadores com carteira assinada nascidos em novembro e dezembro e que...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.