O ASSUNTO É

Brasil registra criação de 166,6 mil postos de trabalho em junho

Publicado em

Conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), 166.621 postos de trabalho com carteira assinada foram abertos no último mês. Sendo assim, o relatório do Ministério do Trabalho e Emprego, mostra que a criação de emprego formal caiu em junho.

A pesquisa revela que a criação de empregos caiu 19,2% em relação ao mesmo mês do ano passado. Em junho de 2024, tinham sido criados 206.310 postos de trabalho, nos dados com ajuste, que consideram declarações entregues em atraso pelos empregadores.

O indicador mede a diferença entre contratações e demissões. Nos meses de junho, o volume foi o menor desde 2023, quando foram abertas 155.704 vagas. A comparação considera a metodologia atual do Caged, que começou em 2020.

Nos seis primeiros meses do ano, foram abertas 1.222.591 vagas. Esse resultado é 6,8% mais baixo que no mesmo período do ano passado.

A comparação considera os dados com ajustes, quando o Ministério do Trabalho registra declarações entregues fora do prazo pelos empregadores e retifica os dados de meses anteriores. De janeiro a junho do ano passado, foram criados 1.311.751 postos de trabalho formais.

A estatística foi liderada pelos serviços, com a abertura de 77.057 postos, seguidos pelo comércio, com 32.938 postos a mais.

Em quarto lugar está a indústria (de transformação, de extração e de outros tipos), com a criação de 20.105 postos de trabalho. Por fim, o nível de emprego subiu na construção civil, com a abertura de 10.665 postos.

Os destaques na criação de empregos foram São Paulo (+40.089 postos); Rio de Janeiro (+24.228) e Minas Gerais (+15.363). O único estado que fechou vagas foi o Espírito Santo, com a extinção de 3.348 postos.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

GDF oferece descontos e parcelamentos de débitos de ICMS no Negocia-DF

Está valendo o prazo para adesão à transação de débitos de Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços...

Mais Radar

Receita paga quinto lote de restituição do Imposto de Renda 2025

A Receita Federal começou a pagar o quinto lote de restituição...

Brasil cria mais de 147 mil empregos com carteira assinada em agosto

O Brasil fechou o mês de agosto com saldo positivo de...

Aneel reduz bandeira para vermelha 1 na conta de luz em outubro

A bandeira vermelha patamar 1 irá vigorar no mês de outubro,...

Arrecadação federal no ano supera 2024, apesar da queda em agosto

Com uma redução de 1,5% em relação a agosto de 2024,...

Empregadores podem regularizar FGTS de doméstica sem multa até outubro

Os empregadores domésticos poderão regularizar os depósitos do Fundo de Garantia...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.