Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Política de juros de Galípolo leva PT a loucura que não pode o acusar de sabotador

Publicado em

Desde o início do terceiro mandato de Lula, em 2023, o PT criticou ferozmente a política de juros do Banco Central, inicialmente mirando Roberto Campos Neto, acusado de “sabotar” o governo com a Selic a 13,75%, que encarecia crédito e dificultava o crescimento.

Lula chegou a dizer que Campos Neto “não entendia de Brasil”, enquanto Gleisi Hoffmann chamava suas decisões de “insanas”.

Com a saída de Campos Neto e a indicação de Gabriel Galípolo por Lula, o PT esperava uma queda nos juros, mas Galípolo surpreendeu ao elevar a Selic para 15% até junho de 2025, seguindo a mesma linha do antecessor para conter a inflação.

O PT, que antes atacava Campos Neto com veemência, adotou cautela com Galípolo, incapaz de acusá-lo de “sabotador” sem enfraquecer o próprio governo.

Gleisi Hoffmann criticou os juros como “incompreensíveis”, mas culpou a “herança maldita” de Campos Neto, enquanto vozes como Glauber Braga apontam que Galípolo mantém a política de juros altos, beneficiando o mercado financeiro.

A oposição, como Luciano Zucco (PL-RS), ironiza, dizendo que Lula não pode mais culpar Campos Neto pelos problemas econômicos.

O silêncio de petistas, antes críticos de Campos Neto, tornou um grande dilema: atacar Galípolo seria enfraquecer ainda mais o presidente Lula, que sofre quedas gigantescas.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Mais de 90% dos aposentados que fizeram acordo foram ressarcidos

Dados do Ministério da Previdência Social revelam que, o número de aposentados e pensionistas ressarcidos...

Mais Radar

Saiba como Caiado e Vilela conquistaram o Entorno, último reduto de Marconi

Ronaldo Caiado (União Brasil) e Daniel Vilela (MDB) conquistaram o Entorno, quebrando a hegemonia de Marconi Perillo, que por anos manteve a região abandonada para exercer controle político sobre uma população empobrecida.

Caiado diz que Congresso se acovarda e que Lula é um irresponsável

Caiado critica Congresso por covardia e Lula por não negociar tarifa de 50% com Trump. Defende anistia aos presos do 8/1 e cobra coragem do Legislativo. "Lula antecipa eleição e ignora crise que penaliza estados", diz o governador de Goiás.

Obras de Ibaneis no Jardim Botânico superam décadas de abandono

Obras históricas em educação, saúde, mobilidade e regularização fundiária no Jardim Botânico colocam Ibaneis Rocha como o governador mais popular da história do DF.

Crime brutal da 113 Sul expõe fraqueza do Tribunal do Júri em Brasília

Criado para dar voz ao povo nos crimes contra a vida, o Tribunal do Júri já não tem hoje o peso e a importância de outrora, com decisões sendo cada vez mais revistas e anuladas por instâncias superiores

Portal Metrópoles expõe vítima de assalto e põe sua vida em risco

Metrópoles presta desserviço ao expor nome e fotos de vítima de assalto que reagiu e teve a sorte de sair ileso.  Jornalismo, em um caso como esse, deve proteger a vítima e não vulnerabilizá-la.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político