Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Rollemberg dança que nem “pinto no lixo” a espera por vaga na Câmara

Publicado em

Na última terça-feira (17), o ex-governador do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg (PSB) dançou que nem pinto no lixo”, ao receber a entrega de seu diploma de deputado federal pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF).

A certificação é resultado de decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) nas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) nº 7.228-ED e 7.263-ED, que redefiniram a distribuição das sobras eleitorais, garantindo a Rollemberg uma vaga na Câmara dos Deputados.

Por meio de suas redes sociais, Rollemberg deu a entender que assumiria o cargo imediatamente após a comunicação do STF, prevista inicialmente para o dia 24 de junho.

Neste dia, o STF deve comunicar oficialmente os nomes dos sete novos deputados, entre eles o de Rollemberg  à Câmara, pode não ocorrer tão rápido quanto o ex-governador espera. O processo legislativo promete se estender um pouco mais.

A Câmara dos Deputados deve encaminhar a decisão do STF para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Advogados dos sete deputados que perderão suas vagas acreditam que o presidente da Casa, Hugo Mota (Republicanos-PB), pode submeter a medida à votação em plenário, o que adiaria ainda mais a posse.

Siga a coluna Radar Politico. 

Caso isso ocorra, Rollemberg, que deve substituir o deputado Gilvan Máximo (Republicanos), terá que esperar pelo menos até o fim do recesso parlamentar, previsto para iniciar na primeira semana de julho e se estender até agosto.

Quem é Rodrigo Rollemberg?
Rodrigo Rollemberg, filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), governou o Distrito Federal entre 2014 e 2018.

Sua gestão, no entanto, é frequentemente lembrada de forma negativa.

Em 2018, Rollemberg amargou uma derrota vergonhosa nas urnas para Ibaneis Rocha (MDB), então um candidato pouco conhecido, na disputa pelo Palácio do Buriti.

A administração de Rollemberg foi marcada por críticas de todos os setores da população e até de aliados, sendo considerada por muitos como a do “pior governador da história do Distrito Federal”.

Problemas como a falta de investimentos em infraestrutura, dificuldades na gestão da saúde e da educação, greves de servidores públicos, além da derrubada de templos religiosos e de casas de moradores de condomínios, mancharam sua passagem pelo governo local.

Rodrigo Rollemberg pode voltar definitivamente ao seu lugar de legislador, como político que já ocupou os cargos de deputado distrital, federal e senador.

No entanto, sua gestão como governador foi um desastre, uma experiência que o Distrito Federal não deseja repetir nunca mais.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

UnDF abre vagas para mestrado acadêmico em ciências da saúde

A Universidade do Distrito Federal (UnDF) lançou, nesta terça-feira (23), edital de seleção para o...

Mais Radar

CPMI da roubalheira do INSS: circo que zomba dos aposentados brasileiros

A CPMI que deveria investigar o desvio bilionário no INSS virou palco de blindagem política. “Careca do INSS” debocha em silêncio autorizado pelo STF e milhões de aposentados seguem sem justiça diante da impunidade escancarada.

Chico Vigilante mente e trai o povo do Entorno para proteger Lula e ANTT

Chico Vigilante tenta enganar a população do Entorno ao negar que a ANTT seja órgão federal, mas a verdade é clara: a pedido de Lula para perseguir adversários políticos, a agência decretou o aumento abusivo das passagens de ônibus.

Vingança política de Lula encarece ônibus e sufoca trabalhadores do Entorno

A população trabalhadora do Entorno expressa revolta com as tarifas abusivas de ônibus, acima de R$ 12, resultado da política do governo Lula que ignora o consórcio e pesa no bolso dos mais pobres.

CPMI pescar apenas “sardinhas” em um mar infestado de “tubarões”

Prisão de Rubens Oliveira na CPMI expõe fragilidade na investigação de desvio de R$ 6 bi do INSS. Enquanto "sardinhas" são pegas, "tubarões" seguem protegidos, e a busca por justiça é ofuscada por disputas partidárias.

Eles tramam para enterrar o PT do DF e melar candidatura de Leandro Grass

Divisão no PT-DF: Cappelli e Rollemberg (PSB) tramam para rachar a legenda e impor nome na corrida pelo Buriti em 2026, com apoio de Quaquá (PT-RJ), Geraldo Alckmin (PSB), ministro Flávio Dino e possível aval de Edinho Silva. Grass, filiado recente por indicação de Lula, é "cabrito novo" sem base.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político