Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Wanderley Tavares usa Fred Linhares como cobaia da vez de 2026

Publicado em

O deputado Fred Linhares apareceu no último levantamento do Paraná Pesquisas sobre o cenário político do Distrito Federal, voltado para a disputa pelo Buriti em 2026, com 21,5% pontos percentuais.

A vice-governadora Celina Leão (PP) lidera a corrida com 31,1%, para a sucessão do Governo do Distrito Federal.

O resultado fez crescer a fome de poder de Wanderley Tavares, presidente do Republicanos, partido de Linhares, alardeando que a legenda pode lançar uma candidatura própria para competir com Celina.

A partir de abril do próximo ano, Celina assumirá definitivamente o cargo de governadora, já que o governador Ibaneis Rocha terá de renunciar para disputar uma das duas vagas ao Senado, conforme exigência da legislação eleitoral.

O anúncio de Wanderley Tavares em defesa de uma candidatura própria, usando o nome de Fred Linhares como cobaia, causou uma cisão interna silenciosa, com deputados do partido acusando-o de não os consultar.

Eles afirmam que não estão dispostos a deixar a base do governo para embarcar em uma aventura imposta por Tavares.

O raciocínio desses parlamentares do Republicanos, com assentos no Senado, na Câmara dos Deputados e na Câmara Legislativa, é objetivo.

Segundo eles, qualquer decisão sobre se o Republicanos permanecerá na base de Ibaneis Rocha/Celina ou se lançará uma candidatura própria não dependerá exclusivamente da vontade de Wanderley Tavares, presidente da legenda no DF.

O rumo a ser tomado passará por Marcos Pereira, presidente nacional do partido, que tem conversado com Baleia Rossi, presidente nacional do MDB, sobre uma possível federação entre os dois partidos e que pode ser consolidada. Aí muda tudo.

Uma candidatura ao Buriti de Fred Linhares envolve diversos interesses do Republicanos, tanto no âmbito nacional quanto no DF, incluindo a Record, onde Linhares apresenta o programa Balanço Geral, que, sem dúvida, é seu maior palanque.

Conhecido por sua atuação na Record TV, Fred deve sua popularidade à exposição midiática, o que o tornou o segundo deputado federal mais votado do DF nas eleições de 2022.

Sabe-se ainda que parlamentares como a senadora Damares Alves, que tem compromisso com a reeleição de Celina Leão, os deputados federais Julio Cesar e Gilvan Máximo, além do distrital Martins Machado, não estão confortáveis com a possibilidade de rompimento do Republicanos com o governo Ibaneis/Celina.

A pergunta que fica é: o Republicanos do DF está disposto a bancar a candidatura de Linhares ao Buriti?

Quais partidos da base aliada de Ibaneis estariam dispostos a apoiar a empreitada de Fred Linhares e Wanderley Tavares?

Em um cenário realista, restam a Fred três caminhos: (a) ser candidato a vice de Celina; (b) buscar a reeleição como deputado federal; ou (c) deixar o Republicanos.

Neste último caso, a Record seria obrigada a substituí-lo, possivelmente por Henrique Chaves, apresentador tão carismático quanto Fred, com chances reais de se tornar o novo deputado federal da emissora.

Se isso acontecer, apenas Fred Linhares teria muito a perder.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

No DF, todos querem mandato de federal; poucos aceitam ser escada

No DF, dirigentes partidários enfrentam dificuldade para montar nominatas competitivas à Câmara. Faltam puxadores de voto e sobra cautela: muitos pré-candidatos recusam servir de escada para quem já tem mandato.

Mais Radar

No DF, todos querem mandato de federal; poucos aceitam ser escada

No DF, dirigentes partidários enfrentam dificuldade para montar nominatas competitivas à Câmara. Faltam puxadores de voto e sobra cautela: muitos pré-candidatos recusam servir de escada para quem já tem mandato.

Morte de Orelha: Roosevelt quer crime hediondo para quem assassina cães

O assassinato brutal do cão Orelha virou símbolo do martírio e crueldade animal. O deputado distrital Roosevelt Vilela defende penas mais rigorosas contra quem maltrata animais e crime hediondo em casos extremos. Pela rede social o parlamentar reforçou o grito de indignação coletiva em protesto na Paulista neste domingo (01).

Cidade inteligente: Rodrigo da Luz destaca Brasília no “Brasil Global Summit”

Rodrigo da Luz, diretor-executivo do Brasil Global Summit, afirma que Brasília...

Com medo da CPI do Master, PT orienta aliados a ficarem de “bico calado”

Diante do caso Banco Master, o PT prefere o “bico fechado” a abrir uma CPI que exponha o governo e a própria imagem do presidente Lula. Após encontros no Planalto com o banqueiro Daniel Vorcaro, o silêncio virou estratégia política.

PSD-DF vive esvaziamento e caos político após chegada do inelegível Arruda

Antes da chegada de Arruda, o PSD-DF tinha dois deputados distritais e um ex-deputado com bom potencial eleitoral. Hoje, o partido enfrenta esvaziamento político, falta de nomes competitivos e dificuldade real para eleger federais e distritais.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político