Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

“Perseguidor de Igrejas”: a marca que, até hoje, gruda em Rollemberg

Publicado em

A Festa de Pentecostes 2025, realizada de sexta a domingo (8) no Taguaparque, em Taguatinga, Distrito Federal, reuniu milhares de fiéis em um momento de celebração religiosa e reflexão.

Além de exaltar a fé cristã, a Festa de Pentecostes 2025, realizada no Taguaparque, reacendeu memórias de episódios de intolerância religiosa no Distrito Federal.

Durante o governo de Rodrigo Rollemberg (PSB, 2014–2018), templos, majoritariamente evangélicos, como o da Assembleia de Deus Madureira na Vila Planalto, foram derrubados sob a justificativa de ocupação em áreas irregulares.

A prática, que ainda povoa o consciente popular, registrado outubro de 2017, rendeu a Rollemberg a pecha de “perseguidor de igrejas”.

Em contrapartida, a popularidade do atual governador Ibaneis Rocha (MDB) foi reforçada durante a festa.

Aplaudido pela multidão, Ibaneis foi reconhecido por sua política de regularização de templos religiosos, uma resposta direta às demandas de comunidades cristãs e de outras crenças.

A presença maciça de fiéis no evento demonstrou apoio às iniciativas de Ibaneis, que contrastam com as ações de seu antecessor.

Rollemberg, por sua vez, também enfrentou críticas por sua associação com o médium João de Deus, de Abadiânia–GO, preso em dezembro de 2018, acusado de abusos sexuais contra mais de 300 mulheres na Casa Dom Inácio de Loyola.

Durante seu governo, Rollemberg mantinha laços estreitos com o líder espiritual, com uma grande foto de João de Deus decorando seu gabinete no Palácio do Buriti, onde cultuava seis heróis, como Miguel Arraes, Oscar Niemeyer, Jamil Haddad, Lucio Costa, Eduardo Campos, Cora Coralina, JK e seus pais, Teresa e Armando Rollemberg, entre outros.

Quando João de Deus caiu em desgraça, assim como o ex-presidente Lula, preso envolto nas denúncias da Lava-Jato, Rollemberg rapidamente mandou retirar os retratos de ambos das paredes de seu gabinete, buscando se distanciar dos dois amigos.

Durante seu governo, Rollemberg mantinha laços estreitos com o líder espiritual, com uma grande foto de João de Deus decorando seu gabinete.

Após a prisão do médium, o ex-governador se distanciou rapidamente, negando qualquer proximidade ou perseguição a igrejas.

Contudo, as marcas de sua gestão permanecem: a rejeição popular e a não reeleição em 2018 o consolidaram, para muitos, como o pior governador da história do DF.

A Festa de Pentecostes 2025, portanto, foi mais do que um evento religioso.

Representou um momento de celebração da fé, de crítica à intolerância do passado e de apoio a políticas que respeitam a diversidade religiosa, com Ibaneis Rocha saindo fortalecido perante os fiéis.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

UnDF abre vagas para mestrado acadêmico em ciências da saúde

A Universidade do Distrito Federal (UnDF) lançou, nesta terça-feira (23), edital de seleção para o...

Mais Radar

CPMI da roubalheira do INSS: circo que zomba dos aposentados brasileiros

A CPMI que deveria investigar o desvio bilionário no INSS virou palco de blindagem política. “Careca do INSS” debocha em silêncio autorizado pelo STF e milhões de aposentados seguem sem justiça diante da impunidade escancarada.

Chico Vigilante mente e trai o povo do Entorno para proteger Lula e ANTT

Chico Vigilante tenta enganar a população do Entorno ao negar que a ANTT seja órgão federal, mas a verdade é clara: a pedido de Lula para perseguir adversários políticos, a agência decretou o aumento abusivo das passagens de ônibus.

Vingança política de Lula encarece ônibus e sufoca trabalhadores do Entorno

A população trabalhadora do Entorno expressa revolta com as tarifas abusivas de ônibus, acima de R$ 12, resultado da política do governo Lula que ignora o consórcio e pesa no bolso dos mais pobres.

CPMI pescar apenas “sardinhas” em um mar infestado de “tubarões”

Prisão de Rubens Oliveira na CPMI expõe fragilidade na investigação de desvio de R$ 6 bi do INSS. Enquanto "sardinhas" são pegas, "tubarões" seguem protegidos, e a busca por justiça é ofuscada por disputas partidárias.

Eles tramam para enterrar o PT do DF e melar candidatura de Leandro Grass

Divisão no PT-DF: Cappelli e Rollemberg (PSB) tramam para rachar a legenda e impor nome na corrida pelo Buriti em 2026, com apoio de Quaquá (PT-RJ), Geraldo Alckmin (PSB), ministro Flávio Dino e possível aval de Edinho Silva. Grass, filiado recente por indicação de Lula, é "cabrito novo" sem base.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político