Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Jane Klebia convoca jornalistas para se posicionarem contra racismo

Publicado em

Jane Klebia, a primeira mulher negra eleita deputada distrital no Distrito Federal, é um símbolo de resistência contra o racismo, o machismo e o preconceito de gênero.

Como delegada aposentada da Polícia Civil do DF, sua trajetória é marcada por superar barreiras impostas a mulheres negras, que enfrentam obstáculos únicos em uma sociedade estruturalmente discriminatória.

No evento em celebração ao Dia da Imprensa, ocorrido nesta sexta-feira (06), Jane destacou a importância do jornalismo ético no combate a essas desigualdades, enaltecendo figuras como Basília Rodrigues, âncora da CNN, e Toni Duarte, presidente da Associação Brasileira de Portais de Notícias, além de quase uma centena de jornalistas presentes.

Em seu discurso, Jane enfatizou o sistema que marginaliza mulheres negras: “As mulheres negras estão longe de ser prioridade. Enfrentamos um sistema discriminatório que tenta nos silenciar, mas resistimos.”

“Convoco todos a se unirem no combate ao racismo, um crime secular que ainda se encontra enraizado na sociedade brasileira, especialmente no DF. Juntos, com jornalistas éticos, podemos enfrentar essa chaga e construir uma sociedade mais justa”, disse.

Ela celebrou o papel da imprensa como pilar da democracia, citando Toni Duarte, editor do Radar DF, ao alertar contra a desinformação:

“Como disse Toni Duarte, a comunicação é um dos pilares da democracia. Não podemos permitir que pessoas que se dizem jornalistas usem a desinformação rasteira e criminosa para destruir reputações, expondo à injúria e o racismo. O bom jornalista é aquele que apura a fonte, que traz a correta informação. Vocês têm uma importância absurda na nossa vida.”

Jane também compartilhou como o seu relacionamento com jornalistas, construído durante anos como delegada, foi fundamental para sua ascensão política:

“Tenho muitos amigos jornalistas, amigos de verdade, que são leais. Como delegada, apurando fatos, estabeleci um vínculo de confiança com eles, equilibrando o que podia ser noticiado sem atrapalhar investigações. Essa confiança me tornou conhecida em Brasília e me trouxe ao Parlamento.”

Como parlamentar, Jane tem se dedicado à defesa dos direitos das mulheres e à promoção da equidade de gênero, com projetos como a criação da Comissão Permanente do Direito das Mulheres na CLDF e a “Semana em Prol da Saúde Mental Policial”.

Mesmo enfrentando ataques de violência política por ser mulher negra, conforme denunciado por ela no mês passado, Jane reafirma: “Nada, nem ninguém, vai me intimidar. Sigo firme no meu compromisso com o povo.”

Sua presença no Parlamento é um marco para a representatividade de mulheres negras, inspirando transformações e reforçando a luta por uma sociedade mais justa.

O evento do Dia da Imprensa, ao homenagear jornalistas éticos, reforçou a mensagem de Jane: “a imprensa responsável é essencial para combater a desinformação e fortalecer a democracia, especialmente em um contexto onde mulheres negras ainda enfrentam discriminações estruturais”.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

UnDF abre vagas para mestrado acadêmico em ciências da saúde

A Universidade do Distrito Federal (UnDF) lançou, nesta terça-feira (23), edital de seleção para o...

Mais Radar

CPMI da roubalheira do INSS: circo que zomba dos aposentados brasileiros

A CPMI que deveria investigar o desvio bilionário no INSS virou palco de blindagem política. “Careca do INSS” debocha em silêncio autorizado pelo STF e milhões de aposentados seguem sem justiça diante da impunidade escancarada.

Chico Vigilante mente e trai o povo do Entorno para proteger Lula e ANTT

Chico Vigilante tenta enganar a população do Entorno ao negar que a ANTT seja órgão federal, mas a verdade é clara: a pedido de Lula para perseguir adversários políticos, a agência decretou o aumento abusivo das passagens de ônibus.

Vingança política de Lula encarece ônibus e sufoca trabalhadores do Entorno

A população trabalhadora do Entorno expressa revolta com as tarifas abusivas de ônibus, acima de R$ 12, resultado da política do governo Lula que ignora o consórcio e pesa no bolso dos mais pobres.

CPMI pescar apenas “sardinhas” em um mar infestado de “tubarões”

Prisão de Rubens Oliveira na CPMI expõe fragilidade na investigação de desvio de R$ 6 bi do INSS. Enquanto "sardinhas" são pegas, "tubarões" seguem protegidos, e a busca por justiça é ofuscada por disputas partidárias.

Eles tramam para enterrar o PT do DF e melar candidatura de Leandro Grass

Divisão no PT-DF: Cappelli e Rollemberg (PSB) tramam para rachar a legenda e impor nome na corrida pelo Buriti em 2026, com apoio de Quaquá (PT-RJ), Geraldo Alckmin (PSB), ministro Flávio Dino e possível aval de Edinho Silva. Grass, filiado recente por indicação de Lula, é "cabrito novo" sem base.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político