Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Gatunagem no INSS derruba popularidade de Lula e sinaliza derrota em 2026

Publicado em

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 4, trouxe um alerta vermelho para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT): a desaprovação ao seu terceiro mandato atingiu o pico de 56%.

Esse foi o maior índice desde o início da gestão em janeiro de 2023, enquanto a aprovação despencou para 40%, o menor patamar registrado.

Esses números, coletados entre 29 de maio e 1º de junho com 2.004 entrevistados, revela  um cenário de crescente insatisfação popular, impulsionado, em grande parte, pelo escândalo de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que abalou a confiança dos brasileiros, especialmente entre os mais pobres e aposentados.

A pesquisa aponta que 31% dos entrevistados atribuem diretamente ao governo Lula a responsabilidade pelo antro da gatunagem que lesou aposentados e pensionistas, um golpe duro na base tradicional do PT.

O escândalo do INSS, envolveu descontos indevidos nos benefícios de aposentados e pensionistas, com 82% dos entrevistados da Quaest cientes do caso.

A percepção de que Lula é o principal responsável pela roubalheira, mais do que o ex-ministro Carlos Lupi, que sabia de tudo e não tomou providências, revela uma crise de credibilidade que o Planalto não conseguiu conter.

O  caso do INSS, anulou o impacto de medidas populares anunciadas recentemente, como a isenção de Imposto de Renda até R$ 5 mil, o novo Vale-Gás e descontos na conta de luz para inscritos no CadÚnico. Nada disso serviu para melhorar a imagem do governo.

A indignação com a “ladroeira” contra os aposentados, como o caso tem sido chamado, é agravada pela ausência de punições concretas.

Até o momento, nenhum gatuno foi preso pelos desvios, e o dinheiro subtraído dos benefícios não foi devolvido.

A revolta pela roubalheira  do INSS, indica que o PT precisará de uma reviravolta para reverter o desgaste.

A pesquisa de maio de 2024 já apontava que 55% dos brasileiros não acreditavam que Lula merecia a reeleição, e os dados atuais reforçam essa tendência.

Lula corre o risco de chegar a 2026 como um candidato enfraquecido, por não ter evitado que milhões de velhos aposentados fossem vítimas de um quadrilhão montado dentro do INSS.

VEJA PESQUISA QUEST

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

PECs e parquinhos danificados voltam a ganhar vida no DF

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) abriu licitação para a contratação de...

Mais Radar

Saiba como Caiado e Vilela conquistaram o Entorno, último reduto de Marconi

Ronaldo Caiado (União Brasil) e Daniel Vilela (MDB) conquistaram o Entorno, quebrando a hegemonia de Marconi Perillo, que por anos manteve a região abandonada para exercer controle político sobre uma população empobrecida.

Caiado diz que Congresso se acovarda e que Lula é um irresponsável

Caiado critica Congresso por covardia e Lula por não negociar tarifa de 50% com Trump. Defende anistia aos presos do 8/1 e cobra coragem do Legislativo. "Lula antecipa eleição e ignora crise que penaliza estados", diz o governador de Goiás.

Obras de Ibaneis no Jardim Botânico superam décadas de abandono

Obras históricas em educação, saúde, mobilidade e regularização fundiária no Jardim Botânico colocam Ibaneis Rocha como o governador mais popular da história do DF.

Crime brutal da 113 Sul expõe fraqueza do Tribunal do Júri em Brasília

Criado para dar voz ao povo nos crimes contra a vida, o Tribunal do Júri já não tem hoje o peso e a importância de outrora, com decisões sendo cada vez mais revistas e anuladas por instâncias superiores

Portal Metrópoles expõe vítima de assalto e põe sua vida em risco

Metrópoles presta desserviço ao expor nome e fotos de vítima de assalto que reagiu e teve a sorte de sair ileso.  Jornalismo, em um caso como esse, deve proteger a vítima e não vulnerabilizá-la.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político