O ASSUNTO É

STF confirma regra que barra candidatos sem prestação de contas

Publicado em

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou, em 21 de maio de 2025, a validade da Resolução 23.607/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que impede a candidatura de políticos que não prestaram contas de campanha.

A decisão unânime reforça a norma que regula arrecadação e gastos eleitorais, exigindo transparência dos candidatos e partidos.

A questão chegou ao STF por ação do PT, protocolada em junho de 2024, que questionava a constitucionalidade da regra. O partido alegava que a norma criava uma punição não prevista em lei, ao impedir a emissão da certidão de quitação eleitoral, essencial para registro de candidaturas, violando o direito fundamental de ser votado.

O STF, porém, entendeu que a resolução do TSE está dentro de suas competências regulamentares e não configura nova causa de inelegibilidade.

A Corte destacou que o impedimento até o fim da legislatura para candidatos com contas não prestadas reforça a legitimidade do processo eleitoral, mantendo a exigência de accountability.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Detran-DF disponibiliza cursos para motoristas e profissionais do trânsito

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) está com uma programação diversificada na escola pública do órgão. Em setembro, serão oferecidos cursos de...

Mais Radar

Assista ao vivo, pelo Radar DF, o julgamento de Bolsonaro no STF

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça-feira (2) a partir das 9h, o julgamento da ação penal que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete de seus ex-auxiliares. Acompanhe por aqui em transmissão ao vivo pela TV Justiça:

Bolsonaro sai para exames médicos sob prisão domiciliar em Brasília

Ex-presidente Jair Bolsonaro deixou o condomínio onde mora, às 9h, para exames médicos no hospital DF Star no Lago Sul, sob prisão domiciliar. Autorizado pelo STF, Bolsonaro é monitorado por tornozeleira eletrônica.

Empresa de leilões é condenada por não entregar produto arrematado a cliente

O 1º Juizado Especial Cível e Criminal do Gama condenou uma...

Assassino frio e calculista de Ceilândia é condenado a 23 anos de prisão

O Tribunal do Júri de Ceilândia, no Distrito Federal, proferiu, na última quinta-feira (3), uma sentença que reforça a luta contra a impunidade em crimes violentos.

Bandidos são condenados por fraudes e lavagem de dinheiro no DF

Condenação na Operação Testa de Ferro: 9 criminosos presos por fraudes bancárias e lavagem de dinheiro. Algemados, deixaram o fórum da 1ª Vara Criminal e do Tribunal do Júri de Águas Claras com penas de até 56 anos.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.