O ASSUNTO É

Governo altera regra de transição do Bolsa Família

Publicado em

As regras de transição para as famílias beneficiárias do Bolsa Família foram atualizadas pelo governo federal. A nova norma de proteção entra em vigor em junho. O objetivo é ampliar o foco em famílias em situação de maior vulnerabilidade e promover ajustes “para manter a sustentabilidade e a efetividade do programa”.

A medida foi publicada em portaria do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome no Diário Oficial da União.

Conforme a pasta, os efeitos na gestão dos benefícios do programa serão sentidos a partir da folha de pagamentos de julho de 2025. ”Ou seja, as alterações se aplicam exclusivamente às famílias que ingressarem na regra de proteção a partir do mês de junho”.

Com a alteração, cadastros que ultrapassarem o limite de renda para entrada no Bolsa Família, poderão seguir no programa por mais 12 meses, recebendo 50% do valor do benefício a que a família faz jus, desde que a renda familiar per capita mensal não supere o valor de R$ 706.

“Há uma proteção social contínua assegurada pelo Estado, o que contribui para maior previsibilidade ao orçamento familiar. A atenção diferenciada considera que o benefício, em seu regramento, passa por revisões periódicas em se tratando de pessoas com deficiência”, destacou o ministério.

No caso de famílias com pessoas com deficiência que recebem o BPC, o tempo máximo de permanência na nova regra de proteção será de 12 meses.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Nova CNH: mais de 3 mil exames teóricos foram realizados no DF

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) aplicou, no período de 12 a 29 de janeiro, 3.032 exames teóricos no modelo do novo...

Mais Radar

Brasil cria 1,279 milhão de postos de trabalho em 2025

A criação de empregos formais caiu no Brasil em 2025. Os dados...

Governo prorroga até março prazo para pedido de ressarcimento do INSS

O prazo para que aposentados e pensionistas possam solicitar o ressarcimento...

Mercado financeiro reduz para 4% projeção de inflação para 2026

Pela terceira semana consecutiva, o mercado financeiro reduziu as expectativas que...

Piso do magistério tem reajuste de 5,4% e vai a R$ 5,1 mil em 2026

A Medida Provisória (MP) que atualiza o cálculo do piso salarial...

Governo lança portal do IBS e moderniza gestão de tributos no país

Lula sanciona lei da reforma tributária e lança plataforma digital do IBS. Novo sistema promete mais transparência, fiscalização eficiente e simplificação na arrecadação de impostos em todo o Brasil.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.