Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Maranhão e Piauí: Epicentros da fraude, silêncio dos deputados

Publicado em

Maranhão, Piauí e Pernambuco emergem como epicentros de um esquema bilionário de fraudes contra aposentados do INSS, com um aumento de 2.011% nas contribuições a entidades fraudulentas entre 2019 e 2023, segundo a Polícia Federal.

Esses estados concentram o maior número de vítimas, muitas em extrema pobreza.

No Maranhão, segundo noticiou o Metrópoles nesta sexta-feira (02), o deputado estadual Edson Araújo (PSB) teria recebido R$ 5,4 milhões em um ano da Federação das Colônias dos Pescadores, ligada à Confederação Brasileira dos Trabalhadores de Pesca e Aquicultura.

Veja a baixo os municípios onde se concentra a maioria dos aposentados roubados:

Segundo investigações da PF, a entidade arrecadou R$ 99 milhões com descontos indevidos.

Deputados petistas e da base do governo Lula, alinhados às cúpulas do PT e PDT, recusaram-se a apoiar a CPI para investigar o caso.

A recusa dos deputados federais do Maranhão e de petistas de todo o país em assinar o requerimento da CPI, choca pelo impacto devastador do esquema criminoso  nas populações vulneráveis.

A classe política desses estados é acusada de ignorar o sofrimento dos aposentados, enquanto o esquema, ligado ao Ministério da Previdência Social, comandado por Carlos Lupi (PDT), segue sob suspeita.

A orientação do PT e PDT para barrar a CPI levanta temores de blindagem a Lupi e a Frei Chico, irmão do presidente Lula, que teria conexões com entidades investigadas, embora o Planalto negue envolvimento.

Enquanto as vítimas, em sua maioria idosos pobres, continuam desamparadas, a resistência à CPI sugere um esforço para evitar que as investigações avancem e revelem a extensão do esquema.

A omissão dos parlamentares contrasta com a gravidade das fraudes, que lesaram milhões de reais dos pobres  aposentados do INSS.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Espaços culturais têm aumento de 25% no número de usuários em 2025

De acordo com balanço da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), o interesse pelos espaços...

Mais Radar

Roberto Rocha aposta na ZPE de Bacabeira para impulsionar petróleo no MA

Com a criação da ZPE de Bacabeira e a defesa da exploração do petróleo na costa maranhense, o ex-senador Roberto Rocha lidera um projeto capaz de tirar o Maranhão da condição de estado mais pobre do Brasil e impulsionar seu desenvolvimento.

Para tentar inflar o nome, Arruda volta a usar enquetes fajutas de internet

José Roberto Arruda reaparece como o “rei das enquetes falsas”, tentando ludibriar o eleitor do DF com pesquisas sem validade. O ex-governador, que nem bem se livrou da "ficha suja", entra para a mira do TSE e MPF que monitoram práticas consideradas falsas e abusivas.

Saúde privada no DF cresce 7% ao ano e anuncia apoio a Ibaneis

Durante encontro com o setor privado de saúde, Ibaneis Rocha ganha apoio à corrida pelo Senado. Empresários também declaram respaldo a Celina Leão, Roosevelt Vilela e José Humberto Pires nas eleições de 2026.

CLDF sob fogo: deputados denunciam uso político de agência de notícias

Roosevelt (PL), Thiago Manzoni (PL), Pastor Daniel de Castro (PP) e João Cardoso (Avante) pedem providências contra o uso político e ideológico da Comunicação oficial da CLDF, acusada de parcialidade e favorecimento à esquerda.

A “década perdida” do DF: corrupção, ruína e descaramento político

Arruda, Agnelo e Rollemberg: trio que afundou o DF! Arruda com sua "oração da propina", Agnelo e o propinoduto do Mané Garrincha, e Rollemberg, o rei dos viadutos caídos. Uma década perdida de corrupção e descaso que Brasília não esquece!
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político