O ASSUNTO É

CONTRA O POVO DO DF: Erika kokay abandona plenário para não votar a favor da MP-759

Publicado em

A deputada Erika Kokay (PT-DF), ignorou os apelos de centenas de moradores de condomínios e famílias assentadas em  áreas sociais do DF que esperavam pelo seu voto a favor do projeto de conversão da MP 759, aprovada nesta quarta-feira, pela Câmara dos Deputados. A deputada fugiu do plenário atendendo a determinação do seu partido de não votar em nenhuma Medida Provisória do governo entre elas a MP da regularização fundiária. A petista preferiu apoiar o movimento violento que ocorria do lado de fora do Congresso onde vândalos mascarados depredavam repartições públicas, tocavam fogo em Ministérios e acuavam servidores

 

s eleições estão chegando”, lembrou uma moradora do Sol Nascente, comunidade pobre irregular onde centenas de moradores tiveram suas casas derrubadas pela Agefis no primeiro ano do governo Rollemberg. A deputada fez ouvido de mercador ao deixar o plenário da Câmara no momento que entrava na pauta de votação a Medida Provisória 759/2016.

A regularização fundiária é o tema de maior interesse de uma expressiva parcela da população do DF que vive em estado permanente de pavor desde o primeiro dia do governo Rollemberg. Mais de 20 mil famílias tiveram suas casas derrubadas e ficaram ao desabrigo nos últimos dois anos. Sem nenhuma política habitacional, Rollemberg escolheu a destruição de lares como o seu principal programa de governo.

A aprovação da MP, na Câmara dos Deputados, foi um processo difícil para as centenas de moradores de áreas irregulares que tiveram que se mobilizar, deste o primeiro dia de sua edição, no final de dezembro do ano passado, para contribuir com sugestões visando a melhoria do texto.

A quarta-feira (24) era o último dia de prazo regimental para a sua aprovação no Plenário da Câmara. Daí o voto de cada um dos oito deputados federais do DF ser de grande importância para a causa da regularização fundiária. Mas, Erika Kokay mandou as favas os apelos da população.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

GDF lança novo canal para denúncias de violações de direitos humanos

O Governo do Distrito Federal (GDF) lança, nesta quinta-feira (27), o Disque Distrital Direitos Humanos, novo canal oficial para o registro de denúncias de...

Mais Radar

Mostra Aquilombadas na CLDF celebra memória negra e força das mulheres

Deputada Jane Klébia destaca a força das mulheres negras na mostra “Aquilombadas”, ressaltando a urgência de combater o racismo estrutural e promover igualdade. Sua atuação reforça a valorização da arte, da memória e da resistência afrodescendente.

Deputados distritais terão R$ 34,5 mi cada em emendas de 2026

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) definiu o valor máximo...

Lula trai Pacheco preferindo o “companheiro” Jorge Messias no STF

Sentindo-se rejeitado por Lula, o senador Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado, ganhou como prêmio de consolação a chance de concorrer ao governo de Minas com apoio do PT em 2026, uma missão arriscada onde ele pode perder.

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Últimas do Radar