O ASSUNTO É

CONTRA O POVO DO DF: Erika kokay abandona plenário para não votar a favor da MP-759

Publicado em

A deputada Erika Kokay (PT-DF), ignorou os apelos de centenas de moradores de condomínios e famílias assentadas em  áreas sociais do DF que esperavam pelo seu voto a favor do projeto de conversão da MP 759, aprovada nesta quarta-feira, pela Câmara dos Deputados. A deputada fugiu do plenário atendendo a determinação do seu partido de não votar em nenhuma Medida Provisória do governo entre elas a MP da regularização fundiária. A petista preferiu apoiar o movimento violento que ocorria do lado de fora do Congresso onde vândalos mascarados depredavam repartições públicas, tocavam fogo em Ministérios e acuavam servidores

 

s eleições estão chegando”, lembrou uma moradora do Sol Nascente, comunidade pobre irregular onde centenas de moradores tiveram suas casas derrubadas pela Agefis no primeiro ano do governo Rollemberg. A deputada fez ouvido de mercador ao deixar o plenário da Câmara no momento que entrava na pauta de votação a Medida Provisória 759/2016.

A regularização fundiária é o tema de maior interesse de uma expressiva parcela da população do DF que vive em estado permanente de pavor desde o primeiro dia do governo Rollemberg. Mais de 20 mil famílias tiveram suas casas derrubadas e ficaram ao desabrigo nos últimos dois anos. Sem nenhuma política habitacional, Rollemberg escolheu a destruição de lares como o seu principal programa de governo.

A aprovação da MP, na Câmara dos Deputados, foi um processo difícil para as centenas de moradores de áreas irregulares que tiveram que se mobilizar, deste o primeiro dia de sua edição, no final de dezembro do ano passado, para contribuir com sugestões visando a melhoria do texto.

A quarta-feira (24) era o último dia de prazo regimental para a sua aprovação no Plenário da Câmara. Daí o voto de cada um dos oito deputados federais do DF ser de grande importância para a causa da regularização fundiária. Mas, Erika Kokay mandou as favas os apelos da população.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

GDF Saúde se aproxima dos cinco anos com 104 mil beneficiários

O GDF Saúde, lançado em 2020, consolidou-se como um marco na valorização dos servidores do Distrito Federal. Em quase cinco anos de atuação, o plano...

Mais Radar

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Paulo Bilynskyj critica PEC 18 por centralizar poder na segurança pública

Deputado Paulo Bilynskyj critica PEC 18 na Câmara, alertando que a centralização do poder na União prejudica a segurança pública. Ele cobra revisão da proposta e mais diálogo, defendendo a descentralização para atender às realidades locais do Brasil.

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com destaque para PDLs

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com 73 PLs, 47 PDLs, 8 PLCs e 6 PRs. Destaque para aumento de PDLs e leis como regularização de puxadinhos, crédito justo e uniforme escolar gratuito, impactando a sociedade do DF.

Últimas do Radar