Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Vergonha! Governo Lula fecha os olhos para o “Estado Paralelo do Crime”

Publicado em

Desde o início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2023, o Brasil assiste a uma escalada alarmante da influência das facções criminosas, como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV).

Esses grupos consolidaram o que pode ser chamado de “Estado Paralelo do Crime”, exercendo controle sobre diversas regiões do país.

Em regiões como Rio de Janeiro e Ceará, a população, já sufocada por altos impostos e pela disparada dos preços dos alimentos, tornou-se refém de grupos organizados que exploram desde serviços de transporte, até a venda de gás e internet nas comunidades.

O cenário revela a incapacidade do governo em cumprir sua função básica de garantir segurança, bem como  também uma desconexão gritante entre o Estado e as necessidades dos cidadãos.

A crescente dominação das facções é visível. No Rio de Janeiro, por exemplo, o crime organizado impõe regras severas, controlando territórios inteiros e submetendo moradores a um regime de medo e obediência.

No Ceará, a violência ligada a essas organizações também se intensificou, com disputas por rotas de tráfico e influência local.

“Nunca na história desse país”, para citar o conhecido bordão de Lula, as facções exerceram tamanho controle, quase como uma autoridade paralela ao poder estatal.

Enquanto isso, a sociedade honesta, que sustenta o governo com seus impostos, vive trancada em casa, cercada pela presença opressiva de criminosos.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Brasília corre unida: Maratona Monumental 2025 toma a Esplanada

Dias 22 e 23/11: Expo, Monumental Kids e provas de 5 km, 10 km, 21 km e 42 km na Esplanada

Mais Radar

Agosto Lilás: Sandro Avelar convoca sociedade contra feminicídio no DF

No Agosto Lilás, Sandro Avelar convoca a sociedade brasiliense a agir contra o feminicídio, crime que cresce no DF e ocorre, em sua maioria, dentro de casa. "Denunciar é proteger vidas e romper o ciclo da violência", diz ele.

Saiba como Caiado e Vilela conquistaram o Entorno, último reduto de Marconi

Ronaldo Caiado (União Brasil) e Daniel Vilela (MDB) conquistaram o Entorno, quebrando a hegemonia de Marconi Perillo, que por anos manteve a região abandonada para exercer controle político sobre uma população empobrecida.

Caiado diz que Congresso se acovarda e que Lula é um irresponsável

Caiado critica Congresso por covardia e Lula por não negociar tarifa de 50% com Trump. Defende anistia aos presos do 8/1 e cobra coragem do Legislativo. "Lula antecipa eleição e ignora crise que penaliza estados", diz o governador de Goiás.

Obras de Ibaneis no Jardim Botânico superam décadas de abandono

Obras históricas em educação, saúde, mobilidade e regularização fundiária no Jardim Botânico colocam Ibaneis Rocha como o governador mais popular da história do DF.

Crime brutal da 113 Sul expõe fraqueza do Tribunal do Júri em Brasília

Criado para dar voz ao povo nos crimes contra a vida, o Tribunal do Júri já não tem hoje o peso e a importância de outrora, com decisões sendo cada vez mais revistas e anuladas por instâncias superiores
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político