A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já foi emitida para vinte milhões de brasileiros em todo o país. O dado foi divulgado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O novo modelo foi lançado em julho de 2022.
Os estados que mais emitiram o documento foram Minas Gerais, com 2,46 milhões; Rio Grande do Sul, com 1,92 milhão; São Paulo, com 1,91 milhão. A meta do governo federal, até o fim de 2026, é ter cerca de 130 milhões de emissões da Carteira de Identidade Nacional.
A CIN é válida em todo o território nacional e substituirá o antigo Registro Geral (RG). No entanto, a CIN não precisa ser solicitada imediatamente, pois o modelo antigo da carteira permanece válido até 2032.
A CIN está disponível em formato físico (papel e cartão) e digital com o mesmo valor legal. A versão digital está no aplicativo Gov.br.
A CIN tem número único nacional de identificação do cidadão em todo o país, o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Esse fator exclui a possibilidade de uma pessoa emitir diversas carteiras de identidade em diferentes unidades da Federação, com diferentes números.