Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

A “Dama do Tráfico”: justiça federal indeniza, justiça estadual prende

Publicado em

Em um intervalo de apenas 30 dias, duas decisões judiciais opostas marcaram a trajetória de Luciane Barbosa Farias, conhecida como a Dama do Tráfico do Amazonas.

Enquanto a Justiça Federal determinou que a União e o Estado do Amazonas indenizassem Luciane e seus três irmãos em R$ 200 mil cada, a Justiça Estadual determinou o contrário, condenando a criminosa à prisão.

A decisão favorável à traficante foi proferida em dezembro de 2023 pela magistrada Jaiza Maria Pinto Fraxe, da 1a Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Amazonas.

Segundo a magistrada, a indenização se justifica devido à morte da mãe de Luciane durante a crise sanitária da Covid-19 em Manaus.

Além de Luciane, seus três irmãos também serão indenizados pelo mesmo valor, totalizando um prejuízo aos cofres públicos.

A decisão gerou uma grande repercussão no campo jurídico, uma vez que Luciane é apontada como uma peça fundamental no esquema financeiro do Comando Vermelho (CV) no Amazonas.

Em um movimento oposto da justiça federal, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), por meio da juíza Rosália Guimarães Sarmento, expediu nesta quarta-feira (29) um mandado de prisão contra Luciane Barbosa Farias.

Ainda não há informações oficiais sobre o cumprimento da ordem judicial.

A criminosa foi condenada a dez anos de prisão pelo tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro, crimes que vinham sendo investigados pelo Ministério Público do Amazonas.

De acordo com a denúncia do MP-AM, Luciane atuava como braço financeiro do Comando Vermelho, sendo responsável por ocultar, empregar e lavar dinheiro oriundo do tráfico de drogas.

Sua influência e atuação estratégica garantiram sua ascensão no mundo do crime, ao lado de seu marido, o também traficante conhecido como Tio Patinhas, líder do CV no Amazonas.

Só para lembrar: outro aspecto relevante e de grande repercussão envolvendo a traficante foi a sua proximidade com autoridades do Ministério da Justiça e Segurança Pública, ainda na gestão de Flávio Dino, atual ministro do STF.

Em 2023, a Dama do Tráfico esteve em duas audiências oficiais no MJSP, o que gerou um grande questionamento sobre as articulações da criminosa com o poder público. Relembre Aqui.

LEIA MAIS NO RADAR DF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Goiás: Reforma da UTI pediátrica do Hecad eleva padrão de atendimento

A modernização priorizou a segurança hospitalar, a redução de infecções cruzadas, o conforto dos pacientes e a privacidade das famílias.

Mais Radar

DF: Esquerda rachada entre o “cabrito novo” Grass e o “forasteiro” Cappelli

A disputa para liderar a esquerda no DF, segue sem consenso: Leandro Grass é visto como um "cabrito novo" e "oportunista", enquanto Ricardo Cappelli como "forasteiro fanfarrão". Sem unanimidade, a esquerda encontra dificuldades para escolher um nome ao Buriti.

Agosto Lilás: Sandro Avelar convoca sociedade contra feminicídio no DF

No Agosto Lilás, Sandro Avelar convoca a sociedade brasiliense a agir contra o feminicídio, crime que cresce no DF e ocorre, em sua maioria, dentro de casa. "Denunciar é proteger vidas e romper o ciclo da violência", diz ele.

Saiba como Caiado e Vilela conquistaram o Entorno, último reduto de Marconi

Ronaldo Caiado (União Brasil) e Daniel Vilela (MDB) conquistaram o Entorno, quebrando a hegemonia de Marconi Perillo, que por anos manteve a região abandonada para exercer controle político sobre uma população empobrecida.

Caiado diz que Congresso se acovarda e que Lula é um irresponsável

Caiado critica Congresso por covardia e Lula por não negociar tarifa de 50% com Trump. Defende anistia aos presos do 8/1 e cobra coragem do Legislativo. "Lula antecipa eleição e ignora crise que penaliza estados", diz o governador de Goiás.

Obras de Ibaneis no Jardim Botânico superam décadas de abandono

Obras históricas em educação, saúde, mobilidade e regularização fundiária no Jardim Botânico colocam Ibaneis Rocha como o governador mais popular da história do DF.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político