Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

O Brasil não é colônia de ninguém: Uma resposta à arrogância de Trump

Publicado em

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, disse uma declaração polêmica que indignou os brasileiros.

Segundo ele, o Brasil precisa mais deles do que nós, insinuando que a relação bilateral é desequilibrada para os norte-americanos.

Essa fala, carregada de superioridade e menosprezo, reforça uma visão colonialista que não condiz com a realidade atual do Brasil ou da política global.

A ideia de que o Brasil é dependente dos Estados Unidos é um argumento ultrapassado.

Nosso país é uma das maiores economias do mundo, lidera o Mercosul, tem recursos naturais essenciais à sustentabilidade do planeta, como a Floresta Amazônica e a água potável.

O Brasil também desempenha um papel estratégico em organizações internacionais, como a ONU e o G20. Por que, então, devemos ser tratados como uma simples colônia?

É importante salientar que a dependência comercial do Brasil em relação aos Estados Unidos tem diminuído ao longo dos anos.

Outras nações, como a China e a Rússia, têm ocupado posições relevantes nas nossas relações internacionais.

A China, por exemplo, é o principal parceiro comercial do Brasil atualmente, importando soja, carne e minérios em quantidades recordes.

A Rússia tem intensificado os laços no campo da tecnologia e defesa, o que aumenta as opções estratégicas do país.

O Congresso Nacional brasileiro, como representante dos interesses soberanos da nação, deveria demonstrar um repúdio claro a qualquer tentativa de desrespeito à nossa autonomia.

As declarações de Trump não são apenas ofensivas, mas mostram a persistência de uma mentalidade imperialista que tenta subestimar a relevância de países emergentes.

Se o Brasil deseja ser tratado com respeito e dignidade no cenário global, é imprescindível que suas autoridades políticas assumam uma postura firme e independente.

Sair em defesa do Brasil contra a fala de Donald Trump não é um ato ideológico de esquerda ou de direita, mas de orgulho nacional.

O presidente Lula e o resto do governo petista minimizaram a fala, se equiparando ao silêncio ensurdecedor do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Enquanto eles se calaram, o povo brasileiro se indignou. É importante relembrar que o Brasil não precisa de proteção. Somos uma nação com muita cultura, recursos minerais e potencial humano.

Fica o recado ao presidente Trump: o Brasil não é colônia de ninguém e nem está à venda para nações estrangeiras.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Descarte de eletroeletrônicos bate recorde nos pontos de entrega do DF

No primeiro semestre deste ano, cerca de 450 toneladas de eletroeletrônicos foram devolvidas de maneira...

Mais Radar

Agosto Lilás: Sandro Avelar convoca sociedade contra feminicídio no DF

No Agosto Lilás, Sandro Avelar convoca a sociedade brasiliense a agir contra o feminicídio, crime que cresce no DF e ocorre, em sua maioria, dentro de casa. "Denunciar é proteger vidas e romper o ciclo da violência", diz ele.

Saiba como Caiado e Vilela conquistaram o Entorno, último reduto de Marconi

Ronaldo Caiado (União Brasil) e Daniel Vilela (MDB) conquistaram o Entorno, quebrando a hegemonia de Marconi Perillo, que por anos manteve a região abandonada para exercer controle político sobre uma população empobrecida.

Caiado diz que Congresso se acovarda e que Lula é um irresponsável

Caiado critica Congresso por covardia e Lula por não negociar tarifa de 50% com Trump. Defende anistia aos presos do 8/1 e cobra coragem do Legislativo. "Lula antecipa eleição e ignora crise que penaliza estados", diz o governador de Goiás.

Obras de Ibaneis no Jardim Botânico superam décadas de abandono

Obras históricas em educação, saúde, mobilidade e regularização fundiária no Jardim Botânico colocam Ibaneis Rocha como o governador mais popular da história do DF.

Crime brutal da 113 Sul expõe fraqueza do Tribunal do Júri em Brasília

Criado para dar voz ao povo nos crimes contra a vida, o Tribunal do Júri já não tem hoje o peso e a importância de outrora, com decisões sendo cada vez mais revistas e anuladas por instâncias superiores
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político