A Secretaria de Educação do DF, em parceria com a Eape e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), realizou a formação de 130 bombeiros da reserva nesta semana.
Esses profissionais estão sendo preparados para atuar em novas escolas de Gestão Compartilhada da rede pública de ensino, com previsão de início das atividades no ano letivo de 2025.
A capacitação, com carga horária de 30 horas, foi certificada pela Eape e prepara os profissionais para contribuírem com a organização e segurança no ambiente escolar.
O modelo de escolas cívico-militares vem ganhando espaço na rede pública e, em 2025, oito novas instituições adotarão esse formato.
Entre elas, estão colégios de várias regiões do DF, como CEF 04 do Guará, CEM 01 do Riacho Fundo 1 e CED Miriam Ervilha do Recanto das Emas.
A iniciativa busca fortalecer a disciplina e promover um ambiente de aprendizado mais estruturado.
As novas escolas já passaram por audiências públicas, conforme a Lei de Gestão Democrática, nº 4.751/2012, com a aprovação da comunidade escolar, incluindo pais, alunos e professores.
Com os resultados favoráveis, a atuação dos bombeiros está prevista para o início do próximo ano letivo, consolidando o projeto nas instituições participantes.