O ASSUNTO É

HÉLIO JOSÉ CONCLAMA MORADORES de áreas irregulares para audiência pública e diz que Rollemberg “blefa” ao rejeitar MP 759

Publicado em

O senador Hélio José (PMDB-DF), compara a  um “escárnio político” a postura do governador Rodrigo Rollemberg ao dizer que não irá aplicar a MP 759/2016, que institui a regularização fundiária das terras da União, urbanas e rurais em todo o Brasil. “É o único governador do país a dizer isso, o que demonstra total desprezo a uma grande parcela da população que deseja viver em paz e ter a segurança jurídica de suas moradias”, disse o senador

barra-radar

letra-e-aspale está blefando”, disse o senador Hélio José ao criticar o governador Rollemberg por mandar o presidente da Terracap, Júlio César, dizer nas audiências públicas de que o governo de Brasília não adotará a MP 759/2016 (Medida Provisória), editada pelo presidente da Republica Michel Temer no Distrito Federal.

“A capital do país não pode continuar no atraso, vivendo o seu grave problema fundiário, onde todos moram de forma irregular por falta de iniciativa política de quem a governa a cidade”, apontou Hélio José.

O senador que é vice-presidente da Comissão Mista, que analisa a Medida Provisória 759/2016, afirma que a MP é um grande avanço que irá proporcionar aos Estados, Municípios e ao Distrito Federal por contar com mecanismo que visam destravar os gargalos fundiários que atinge mais de 200 milhões de pessoas em todo o país. Ele afirma que só no DF, cerca de 1 milhão e meio de pessoas contam apenas com um recibo e uma sessão de direito como único documento de sua moradia.

“O nosso povo, que paga seus impostos, por meio da cobrança de IPTU, não pode continuar sendo chamado de grileiro, bandido ou invasor por um governo que, ao invés disso, deveria lançar mão de um instrumento capaz de resolver o problema como a MP 759”, disse Hélio José ao Radar.

O senador disse ainda que está na hora da população se mobilizar em torno das audiências públicas da MP 759 para dar uma resposta à altura ao governo que se nega em aplica-la. Ele disse que a participação popular na reunião desta segunda-feira (10), é de extrema importância. A reunião ocorrerá a partir das 14 horas no auditório da CNTI (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Industria), na W3 Norte, Quadra 505. O auditório tem vaga para 500 pessoas.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

Mais Radar

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Paulo Bilynskyj critica PEC 18 por centralizar poder na segurança pública

Deputado Paulo Bilynskyj critica PEC 18 na Câmara, alertando que a centralização do poder na União prejudica a segurança pública. Ele cobra revisão da proposta e mais diálogo, defendendo a descentralização para atender às realidades locais do Brasil.

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com destaque para PDLs

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com 73 PLs, 47 PDLs, 8 PLCs e 6 PRs. Destaque para aumento de PDLs e leis como regularização de puxadinhos, crédito justo e uniforme escolar gratuito, impactando a sociedade do DF.

Últimas do Radar