A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro oferece uma série de concertos, com apresentações que vão desde a música contemporânea até obras líricas e internacionais.
Em agosto, a programação completa apresenta uma gama de compositores renomados e maestros de destaque, proporcionando uma experiência musical única.
O cronograma começa com o Festival de Música Contemporânea, com o maestro Simeon Pironkoff. A segunda edição do evento traz, a partir de quinta (1º), obras inéditas de compositores internacionais, e tem como objetivo mostrar para o público as novas tendências do discurso musical adotadas pelos compositores da atualidade.
Em 29 de agosto, o maestro Cláudio Cohen conduzirá o Concerto Tcheco, que celebra os compositores Antonín Dvořák , pelos 120 anos de sua morte, e Bedrich Smetana, pelos 200 anos de seu nascimento, além do alemão Johannes Brahms, que foi um grande incentivador de Dvořák .
Em 1º de setembro, será realizado o Concerto de Câmara no Teatro Plínio Marcos, contando com a participação da pianista Anastasiya Evsina, a violoncelista Ana Helena Surgik e o violinista Gustavo Surgik, que é atualmente spalla da Orquestra de Stuttgart (Alemanha).