O ASSUNTO É

JOE VALLE AFIRMA QUE PROJETO DO EXECUTIVO, para transformar o Hospital de Base em Instituto, não será aprovado sem ouvir a sociedade

Publicado em

Rollemberg exige pressa na aprovação do projeto de lei que transforma o mais importante hospital de alta complexidade de Brasília em Instituto por acreditar que, dessa forma, poderá tirar a saúde do caos. No entanto, o presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle, garantiu ao Radar que nada será aprovado de forma açodada pelas Comissões sem a realização de audiências públicas com a participação de sociedade, principalmente dos servidores da Saúde

barra-radar

letra-ao apresentar no início da semana na Câmara legislativa o projeto para transformar o Hospital de Base em um instituto, o governador Rodrigo Rollemberg tinha a expectativa de que a proposta pudesse ser votada pelo plenário antes do final de junho.

Mas pela decisão do presidente da CLDF, Joe Valle, os debates em torno do projeto poderá consumir mais tempo do que imagina o governador, já que serão realizadas de três a quatro audiências públicas com a participação da sociedade.

“A saúde de Brasília tem que sair desse estado grave onde as pessoas estão morrendo nas portas dos hospitais por causa de uma situação que se arrasta por muitos governos. Do jeito que está não pode continuar. Esse projeto é bom? Não sabemos. Por isso é preciso debate-lo com responsabilidade e com a participação da sociedade. Se acertamos na implantação desse modelo o ganho será do Executivo do Legislativo e da Sociedade. Se der errado, o erro será de todos”, disse Joe Valle ao Radar.

O presidente da Câmara disse que os servidores da saúde serão convocados para dentro dessas audiências públicas e que especialistas na área de gestão serão ouvidos. O deputado lembrou que a situação da pasta da saúde do DF piorou nos últimos seis anos e que a troca de um secretário por ano, não resolveu o problema. Dos seis secretários, incluindo o atual Humberto Fonseca, são médicos. Nem mesmo um secretário consultor e especialista em Orçamento ficou por muito tempo.

“Então a onde está o erro? Na gestão? Não sei. A Câmara Legislativa vai ter que dividir a responsabilidade com a sociedade sobre esse projeto que visa transformar o Hospital de Base em um Instituto”, afirmou.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

DF incentiva mobilidade ativa e investe em qualidade de vida para a população

Atualmente, Brasília tem a segunda maior malha cicloviária do país, com 727 km de extensão, distribuídas em 32 regiões administrativas, de acordo com a...

Mais Radar

Deputados distritais terão R$ 34,5 mi cada em emendas de 2026

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) definiu o valor máximo...

Lula trai Pacheco preferindo o “companheiro” Jorge Messias no STF

Sentindo-se rejeitado por Lula, o senador Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado, ganhou como prêmio de consolação a chance de concorrer ao governo de Minas com apoio do PT em 2026, uma missão arriscada onde ele pode perder.

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Últimas do Radar