Radar/Opinião

O ASSUNTO É

VALE-GÁS: Mais que beneficio, é um investimento na saúde pública!

Publicado em

Você já parou para pensar que o vale-gás é muito mais do que um benefício social? Claro que a princípio estamos falando de um programa social do governo, repassado em forma de recurso financeiro.

Agora reflita comigo: quem não tem condições de comprar outro botijão de gás no intervalo entre a data de recebimento dos vales, acaba utilizando o fogareiro a álcool – por ser um recurso mais barato. Só que aí reside um grande problema… O álcool é altamente inflamável e aumenta muito o risco de queimaduras para quem cozinha e também para o restante da família.

As mulheres geralmente são muito afetadas, por serem as que mais cozinham. Às vezes, uma outra dura realidade são crianças que ficam responsáveis por preparar o alimento para os irmãos menores e também ficam muito expostas a esse tipo de acidente.

LEIA MAIS| Radar Político

Vamos aos dados: a queimadura é reconhecida mundialmente como um dos traumas mais graves em razão ao seu impacto socioeconômico.

Elas podem resultar em morte e os sobreviventes às vezes sofrem inúmeras consequências, como: dor crônica, sequelas físicas incapacitantes, sofrimento psicológico, desfiguração física e imagem corporal negativa (que afetarão o indivíduo e seus familiares por muitos anos).

No caso das crianças, as queimaduras são a 4ª causa de morte entre menores de 14 anos – algo de partir o coração e que pode ser evitado!

Estudo realizado no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), aqui em Brasília, mostrou que quase metade (46%) das queimaduras aconteceram por acidentes domésticos.

O agente causador mais comum foi de origem térmica, em associação aos agentes inflamáveis. E entre os agentes inflamáveis, o álcool foi o de maior destaque (65,71%).

No Brasil, dados do Ministério da Saúde indicam que, a cada ano, o Sistema Único de Saúde (SUS) gasta cerca de R$ 55 milhões no tratamento de vítimas de queimadura.

Ou seja, ampliar o benefício do vale-gás para compra de um botijão por mês é um investimento na saúde preventiva de diversas pessoas. Isso é saúde pública, é ter foco na prevenção de acidentes.

Mais do que combater a fome, precisamos garantir que o cozimento de alimentos seja realizado de forma segura – principalmente no caso de mulheres e crianças.

Por isso defendo que o vale-gás seja ampliado e concedido aos beneficiários de baixa renda uma vez por mês. É o mínimo que podemos fazer para dar mais qualidade de vida a essas famílias.

*Marli Rodrigues é servidora aposentada da Saúde, Presidente licenciada do SindSaúde DF e pré-candidata a Deputada Federal (MDB)

Gostou desse artigo? Leia mais esse!

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Deputado Roosevelt: Orçamento 2026 vai fortalecer combate ao crime

Deputado Roosevelt Vilela (PL) defende investimento em inteligência policial e integração de forças. Orçamento 2026 da CLDF, com R$15,4 bi para segurança, permite avanços em tecnologia e união policial para mais proteção às famílias do DF

Mais Radar

Fanatismo, Intolerância e Injustiça corroem o diálogo e afastam a sociedade

Por Carlos Nina: Em meio ao avanço do fanatismo e da intolerância, cresce a injustiça que corrói diálogos, destrói vínculos e afasta a sociedade da fraternidade, enfraquecendo a democracia e o respeito ao pluralismo.

COP30: a geopolítica da energia em ação e os desafios climáticos

A COP30, sediada em Belém sob liderança brasileira, discute financiamento e ações concretas contra as mudanças climáticas em meio às crescentes disputas geopolíticas e desafios globais de segurança energética.

Brasil apresenta planos à coalizão global para vacinas e medicamentos

O Brasil ocupa a presidência da “Coalizão Global para Produção Local...

Outubro Rosa: um pacto de vida e direito à prevenção

*Por Janete Vaz*: Cada exame feito no tempo certo e cada vacina aplicada são passos reais para salvar vidas e reduzir desigualdades que ainda matam silenciosamente no Brasil.

Mical Damasceno: quando política e fé se harmonizam, ganha a sociedade

Não tenho a menor convivência com essa deputada, salvo engano, a...

Últimas do Radar