O ASSUNTO É

Vacina experimental dobra sobrevida de pacientes com câncer no cérebro

Publicado em

Ainda em fase de teste, uma vacina experimental obteve resultados promissores para retardar a progressão de um tipo de câncer no cérebro extremamente agressivo.

A medicação chamada SurVaxM, conseguiu dobrar a média de expectativa de vida de pacientes com este tipo de tumor. Algumas pessoas foram de 15 a 26 meses de vida depois de tomarem as doses.

Para confirmar os resultados promissores, o avanço mostrado nestas fases preliminares levou a fabricante MimiVax a pedir autorização para realizar um ensaio clínico mais extenso. A pesquisa foi realizada com 270 pessoas.

O procedimento está sendo desenvolvido no Roswell Park Comprehensive Cancer Center, nos Estados Unidos. Outros 10 centros médicos nos Estados Unidos e na China também deverão aplicar o teste.

A SurVaxM, administrada em um mínimo de quatro doses, tem como objetivo levar o corpo a combater uma proteína encontrada em tumores cerebrais chamada survivina. Os estudos iniciais mostram que se essa proteína for destruída, as células cancerígenas morrem.

Os tratamentos convencionais costumam triplicar esta expectativa de vida, mas a vacina se mostrou ainda mais efetiva para reduzir a progressão do tumor dando a alguns pacientes até três anos de vida.

Até o momento, os cientistas estão esperançosos de que a vacina possa salvar aqueles que sofrem de glioblastoma, um dos cânceres mais resistentes ao tratamento e que leva a morte em até seis meses se não tratado.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Brasília recebe a 14ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos

A 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos acontece em 27 cidades, até 30 de novembro. Com o tema "Viver com dignidade é direito humano",...

Mais Radar

OMS aprova primeira vacina para uso emergencia de Mpox em crianças

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a inclusão da vacina...

Saúde divulga projetos de arquitetura de 339 novas UBSs

O Ministério da Saúde disponibilizou um dos projetos de referência de...

Distrito Federal é pioneiro no SUS com exame genético para câncer

O exame será ofertado gratuitamente e conduzido pelo Laboratório de Biologia Molecular da Unidade de Genética (Ugen) no Hospital de Apoio de Brasília (HAB).

Mais Médicos alcança quase 80% dos municípios de até 52 mil pessoas

O Ministério da Saúde destaca os números alcançados pelo Programa Mais...

Fiocruz oferece a profissionais curso online de prevenção ao HIV

Profissionais de saúde da rede pública podem ampliar os conhecimentos para...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»