O ASSUNTO É

Unidades Básicas de Saúde disponibilizam testes rápidos para identificar ISTs

Publicado em

De forma gratuita, o Governo do Distrito Federal (GDF) disponibiliza para a população testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C. A testagem é oferecida em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Distrito Federal.

Em 2022, a Secretaria de Saúde (SES-DF) realizou 203.177 testes nas unidades de saúde. Quando o resultado vem positivo para a sífilis, o tratamento começa de forma imediata na própria Unidade Básica de Saúde (UBS).

Reggae da Jamaica Brasileira chega a Brasília dia 28 de outubro

Quando o paciente está infectado com HIV ou com hepatite B ou C, ele é encaminhado ao serviço de atenção secundária, como as policlínicas de Ceilândia, Taguatinga, Planaltina e Gama.

Além de disponibilizar os testes rápidos nas UBSs, os pacientes podem procurar por esses exames também no Centro Especializado em Doenças Infecciosas (Cedin), localizado na 508 Sul, e nas maternidades da rede pública de saúde.

“Os testes de HIV e sífilis também são realizados em todas as mulheres na sala de parto. Aquelas que não fizeram o pré-natal, precisam testar para as hepatites B e C também antes de dar à luz”, pontuou a gerente de Vigilância de Infecções Sexualmente Transmissíveis da SES-DF, Beatriz Maciel.

Em 2022, o DF registrou 2.445 casos de sífilis adquirida e 836 registros da doença em gestantes. Deste último número, 388 casos tiveram como desfecho a sífilis congênita, que poderia ter sido evitada caso a gestante recebesse o diagnóstico oportuno e o tratamento adequado no pré-natal.

Uma das ações preventivas contra as infecções sexualmente transmissíveis é a oferta de preservativos em todas as unidades de saúde.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Banco de Brasilia inaugura agencia no Shopping Iguatemi

É  a segunda agência do banco no Lago Norte e atenderá um público médio de 15 mil visitantes que transitam diariamente pelo local.

Mais Radar

OMS aprova primeira vacina para uso emergencia de Mpox em crianças

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a inclusão da vacina...

Saúde divulga projetos de arquitetura de 339 novas UBSs

O Ministério da Saúde disponibilizou um dos projetos de referência de...

Distrito Federal é pioneiro no SUS com exame genético para câncer

O exame será ofertado gratuitamente e conduzido pelo Laboratório de Biologia Molecular da Unidade de Genética (Ugen) no Hospital de Apoio de Brasília (HAB).

Mais Médicos alcança quase 80% dos municípios de até 52 mil pessoas

O Ministério da Saúde destaca os números alcançados pelo Programa Mais...

Fiocruz oferece a profissionais curso online de prevenção ao HIV

Profissionais de saúde da rede pública podem ampliar os conhecimentos para...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação