No coração do Distrito Federal, o acolhimento pediátrico inicia sua jornada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), essenciais no sistema de saúde local.
Espalhadas pelo DF, essas 176 unidades desempenham um papel crucial, sendo a primeira linha de atendimento para bebês e crianças, especialmente durante os períodos de alta incidência de viroses respiratórias.
Diversos patógenos, como o vírus sincicial respiratório (VSR), o rinovírus humano (RVH), o Sars-Cov-2 e o vírus Influenza, são comuns nessa época do ano e as UBSs estão equipadas para manejar tais casos.
Segundo a Secretaria de Saúde, a equipe médica dessas unidades é treinada para realizar o primeiro atendimento pediátrico e decidir sobre a necessidade de encaminhamentos adicionais.
Dependendo da gravidade da situação, segundo ainda a pasta, as crianças podem ser direcionadas para uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou para um dos nove hospitais do DF aptos a receber casos mais complexos.
O sistema de saúde do DF conta com três UPAs distribuídas estrategicamente, para garantir que todos tenham acesso rápido e eficiente ao tratamento necessário.
Veja onde tem uma unidade perto de você: Atendimento Pediátrico – Infosaúde.