O ASSUNTO É

Teste personalizado em laboratório pode otimizar tratamento de câncer

Publicado em

Está sendo lançado no Brasil um exame chamado Onco-PDO. Trata-se de um procedimento personalizado, feito em laboratório, onde os cientistas usam células recolhidas a partir da biópsia do câncer ou da cirurgia de ressecção do tumor e cultivam em 3D.

O teste é desenvolvido de acordo com as células encontradas no paciente. É um tipo de modelo onde as células não ficam aderidas à placa e preservam a arquitetura que é observada no tecido humano.

A biomédica Danielle Ferreira, explica que “a técnica permite que a gente tenha, em laboratório, o modelo que mais se assemelha ao que é observado no paciente”.

Segundo a especialista, a partir da criação do modelo, a equipe é capaz de testar vários tipos de tratamento para ver exatamente o que funciona contra o câncer específico do paciente.

Até o momento, o teste não é coberto por planos de saúde e nem está no Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento custa R$ 35 mil e está acessível apenas na rede particular.

“O processo todo, da coleta do material até a liberação do laudo, demora, no máximo, 21 dias. O relatório mostra como as células responderam a cada tratamento, permitindo que o médico tenha informações suficientes para escolher a melhor terapia para o paciente”, ressalta Danielle.

Dentre os os procedimentos, o Onco-PDO pode ser usado em amostras de câncer de mama, pulmão, colorretal, próstata, pancreático, gástrico e de ovário.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Adesão ao Mutirão de Negociação Financeira vai até sábado (30)

Consumidores interessados em negociar dívidas bancárias em atraso têm até o próximo sábado (30) para aderir ao Mutirão de Negociação e Orientação Financeira. Para...

Mais Radar

OMS aprova primeira vacina para uso emergencia de Mpox em crianças

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a inclusão da vacina...

Saúde divulga projetos de arquitetura de 339 novas UBSs

O Ministério da Saúde disponibilizou um dos projetos de referência de...

Distrito Federal é pioneiro no SUS com exame genético para câncer

O exame será ofertado gratuitamente e conduzido pelo Laboratório de Biologia Molecular da Unidade de Genética (Ugen) no Hospital de Apoio de Brasília (HAB).

Mais Médicos alcança quase 80% dos municípios de até 52 mil pessoas

O Ministério da Saúde destaca os números alcançados pelo Programa Mais...

Fiocruz oferece a profissionais curso online de prevenção ao HIV

Profissionais de saúde da rede pública podem ampliar os conhecimentos para...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação