O ASSUNTO É

SUS completa 33 anos de serviços aos brasileiros

Publicado em

O SUS atende a uma população nacional com mais de 200 milhões de habitantes, oferecendo não apenas cuidados assistenciais (médico-hospitalar), mas também serviços de prevenção e de promoção da saúde, desde a gestação.

“Todos esses anos de serviços do SUS representam um marco na história da saúde pública brasileira. Este sistema complexo e abrangente tem sido um pilar fundamental na promoção da igualdade e na melhoria da qualidade de vida”, diz o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Luciano Agrizzi.

Só no DF, é realizada anualmente uma média de 2,5 milhões de atendimentos individuais nesse nível de atenção, segundo dados do InfoSaúde. São, ao todo, 175 UBSs distribuídas entre as sete regiões de saúde. Apenas em Planaltina, por exemplo, funcionam 21 postos.

Para ter acesso a toda essa assistência, a Atenção Primária à Saúde (APS) – unidades básicas de saúde (UBSs) – é a porta de entrada. A APS também é a principal responsável pela oferta de imunizantes.

A gestão do SUS é dividida entre os três entes da Federação: a União, os estados e os municípios. A rede é ampla e engloba atenção primária, média e de alta complexidades, serviços de urgência e emergência, atenção hospitalar, ações e serviços das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental.

Para cobrir toda essa extensão e o número de habitantes em crescimento constante, os serviços são distribuídos em unidades de assistência presentes em sete Regiões de Saúde.

A SES-DF possui mais de 30 mil servidores atuando diretamente para o funcionamento dos três níveis de atenção à saúde em uma área de quase 5.800 km² e mais de três milhões de habitantes.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Com Bolsonaro “bichado”, direita deve marchar com Caiado em 2026

Jair Bolsonaro enfrenta ameaça de prisão e perde força política, enquanto Ronaldo Caiado desponta como líder alternativo do bolsonarismo e referência da direita e centro-direita, com vistas às eleições presidenciais de 2026.

Mais Radar

OMS aprova primeira vacina para uso emergencia de Mpox em crianças

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a inclusão da vacina...

Saúde divulga projetos de arquitetura de 339 novas UBSs

O Ministério da Saúde disponibilizou um dos projetos de referência de...

Distrito Federal é pioneiro no SUS com exame genético para câncer

O exame será ofertado gratuitamente e conduzido pelo Laboratório de Biologia Molecular da Unidade de Genética (Ugen) no Hospital de Apoio de Brasília (HAB).

Mais Médicos alcança quase 80% dos municípios de até 52 mil pessoas

O Ministério da Saúde destaca os números alcançados pelo Programa Mais...

Fiocruz oferece a profissionais curso online de prevenção ao HIV

Profissionais de saúde da rede pública podem ampliar os conhecimentos para...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação