O ASSUNTO É

SAÚDE | HRAN oferece encontro de gestantes nesta quinta-feira (25)

Publicado em

Grávidas de todo o Distrito Federal poderão participar, nesta quinta-feira (25), às 14h, do encontro de gestantes promovido gratuitamente pelo Hospital Regional da Asa Norte (Hran). A ação, que faz parte das diretrizes da Rede Cegonha, do Ministério da Saúde, é uma forma de preparar as mamães para o parto, reduzindo a ansiedade e oferecendo as orientações necessárias para este momento especial.

 

Enfermeiras e residentes de enfermagem do centro obstétrico, da maternidade e do banco de leite do Hran conduzirão o encontro. Psicólogos e assistentes sociais também compõem o grupo.

Segundo a preceptora da residência em enfermagem obstétrica do hospital, Gerusa Amaral de Medeiros, o objetivo é passar segurança às gestantes. “Empoderamos essas mulheres. Queremos que elas saibam que o parto é um momento único”, destaca.

O encontro permite tirar dúvidas com profissionais sobre todas as fases da gravidez, parto, puerpério e cuidados com o bebê. “Reforçamos ainda que o pai pode acompanhar o parto, seja normal ou cesariana”, frisa. Ao final, as participantes recebem um certificado.

Acolhimento

A iniciativa possibilita que as gestantes administrem melhor a ansiedade, o medo, o estresse do parto e dos cuidados iniciais do bebê. Os acompanhantes também se sentem mais seguros para auxiliar as mulheres durante todo o processo de parturição.

É recomendável levar a caderneta da gestante. “Pedimos que tragam esse documento, pois realizamos uma revisão a fim de verificar se precisam de vacina, se a gravidez está classificada como de alto risco. Em caso positivo, são encaminhadas para consulta específica”, explica a enfermeira Gerusa.

Outras unidades da rede pública de saúde promovem os encontros de gestantes. São eles: Hospital Materno Infantil, Hospital Regional de Ceilândia, Hospital Regional do Gama, Hospital Região Leste (Paranoá) e Casa de Parto de São Sebastião. Também são realizados na Estação do Metrô, na 102 Sul.

Aberto ao público, o encontro de gestantes é realizado no Hran sempre na última quinta-feira de cada mês.

Formação

O Hran é uma das unidades da Região de Saúde Centro-Oeste que integram o Projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice ON).

Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Saúde que se dispõe a qualificar os processos de atenção, gestão e formação relativos ao parto, nascimento, abortamento, planejamento reprodutivo e atenção às mulheres em situação de violência sexual em hospitais, por meio de um modelo baseado em evidências científicas, humanização, segurança e garantia de direitos.

Rede Cegonha

Estratégia lançada em 2011 pelo governo federal para proporcionar às mulheres saúde, qualidade de vida e bem-estar durante a gestação, parto, pós-parto e o desenvolvimento da criança até os dois primeiros anos de vida.

Tem o objetivo de reduzir a mortalidade materna e infantil e garantir os direitos sexuais e reprodutivos de mulheres, homens, jovens e adolescentes. A proposta qualifica os serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no planejamento familiar, na confirmação da gravidez, no pré-natal, no parto e no puerpério (28 dias após o parto).

* Da Agência Saúde

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Banco de Brasilia inaugura agencia no Shopping Iguatemi

É  a segunda agência do banco no Lago Norte e atenderá um público médio de 15 mil visitantes que transitam diariamente pelo local.

Mais Radar

OMS aprova primeira vacina para uso emergencia de Mpox em crianças

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a inclusão da vacina...

Saúde divulga projetos de arquitetura de 339 novas UBSs

O Ministério da Saúde disponibilizou um dos projetos de referência de...

Distrito Federal é pioneiro no SUS com exame genético para câncer

O exame será ofertado gratuitamente e conduzido pelo Laboratório de Biologia Molecular da Unidade de Genética (Ugen) no Hospital de Apoio de Brasília (HAB).

Mais Médicos alcança quase 80% dos municípios de até 52 mil pessoas

O Ministério da Saúde destaca os números alcançados pelo Programa Mais...

Fiocruz oferece a profissionais curso online de prevenção ao HIV

Profissionais de saúde da rede pública podem ampliar os conhecimentos para...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação