Em reunião extraordinária realizada na última segunda-feira (11), a diretoria colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou o fim da limitação do número de consultas com alguns profissionais.
A partir de 1º agosto, as sessões com psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas poderão ser ilimitadas.
A determinação é válida para usuários de planos de saúde com qualquer doença ou condição de saúde listada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Antes da medida, o número de consultas variava de acordo com cada doença do paciente. O Brasil tem cerca de 49 milhões de clientes dos convênios médicos.
Para se consultar, basta apenas que as sessões de terapia sejam prescritas pelo médico que acompanha o usuário do plano de saúde.
A decisão busca promover igualdade de direitos aos usuários da saúde suplementar. Além disso, será possível padronizar o formato dos procedimentos atualmente assegurados relativos a essas categorias de profissionais, segundo a ANS.
Foram excluídas as Diretrizes de Utilização para as consultas e sessões com as áreas citadas e o atendimento passará a considerar a prescrição do médico assistente.