Menos de uma semana após a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizar uma audiência pública sobre o “Fevereiro Roxo e Laranja” – campanha que visa combater as doenças lúpus, fibromialgia, Alzheimer e leucemia –, o deputado distrital Robério Negreiros (PSD) encaminhou uma série de solicitações ao Governo do DF.
Inclusão de exames, medicamentos e atendimento
Além da necessidade de atendimento especializado nos prontos-socorros do DF para pacientes com lúpus e fibromialgia, como forma de desafogar os atendimentos no Hospital de Base de Brasília, Robério também expôs a importância de exames laboratoriais como o FAN (fator antinuclear, quase sempre positivo nos pacientes com lúpus), que foi amplamente defendida durante a audiência pública.
O assunto chamou atenção do parlamentar, que repassou à Secretaria de Saúde, por meio de ofício, a necessidade de disponibilizar o exame para a população.
No mesmo documento, o distrital questionou a pasta acerca das reclamações dos especialistas presentes na audiência pública quanto ao fornecimento de medicamentos utilizados no tratamento de lúpus, bem como a ausência de repasse dos fármacos Duloxetina e Pregabalina por parte do Ministério da Saúde.
“O que demanda um controle maior, de forma que esses medicamentos não faltem àqueles que necessitam dos mesmos”, pontuou o parlamentar ao pedir levantamento sobre as questões e providências para o atendimento dessas solicitações.