O ASSUNTO É

Projeto quer garantir licença menstrual a mulheres com sintomas graves

Publicado em

Em favor ao período menstrual, um projeto de lei complementar (PLC) propõe a garantia de licença de até três dias consecutivos para servidoras públicas do Distrito Federal que sofram com sintomas graves durante o fluxo.

O projeto tramita na Câmara Legislativa (CLDF). Se aprovada, a medida permitirá o afastamento da mulher pelo período, sem que interfira na remuneração.

Para ter direito ao benefício, a mulher teria que apresentar um laudo comprovando os sintomas, “após homologação pela medicina do trabalho ou ocupacional”.

Na apresentação do texto, o deputado distrital Max Maciel (PSol) justifica que a intensidade do mal-estar gerado pelo período menstrual se torna, muitas vezes, incompatível com a rotina de trabalho.

Durante esse período, muitas mulheres sentem fortes dores abdominais, cólicas intensas, indisposição e dores de cabeça.

“Para a maioria das mulheres, o período menstrual é marcado por sintomas de intensidade leve ou mediana. Entretanto, cerca de 15% delas enfrentam sintomas graves, com cólicas intensas, que chegam, muitas vezes, a prejudicar a rotina”, diz o PLC.

A Lei Complementar nº 840/2011 dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos do Distrito Federal, o novo projeto sugere alterações ao texto original. O documento lembra haver iniciativas semelhantes em países como Espanha, Japão e Coreia do Sul.

Em outro trecho, a proposta descreve que “é sabido que toda menstruação vem acompanhada de contrações uterinas, o que provoca cólicas, mas em alguns casos estas contrações chegam a casos extremos, como desmaios, chegando a serem incapacitantes”.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Ações educativas no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância da inclusão e da segurança no trânsito, com foco especial nas necessidades de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.

Mais Radar

Hospital de Base do DF se destaca em cirurgias bucomaxilofaciais

A unidade realiza procedimentos essenciais para a recuperação estética e funcional dos pacientes, incluindo cirurgias de internação facial e atendimentos de emergência.

Farmácia Popular terá 41 medicamentos gratuitos

A total gratuidade do Programa Farmácia Popular foi divulgada pela ministra...

Deputado cobra agilidade para liberação de ambulâncias ao Samu-DF

O distrital destaca que as 14 ambulâncias paradas aguardando seguros precisam sair para as ruas para atender emergências e salvar vidas.

Dia D contra dengue promove ações de conscientização em todo o Brasil

O Dia D de mobilização de ações de prevenção contra a...

Número de médicos no Brasil aumenta 23,6% de 2019 a 2023

Em uma nova pesquisa publicada recentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.