O ASSUNTO É

“PRIVATIZAR O HOSPITAL DE BASE É ENTREGAR O PATRIMÔNIO DO POVO DE BRASÍLIA A GRUPOS PRIVADOS”, diz Marli Rodrigues do Sindicato dos Servidores da Saúde

Publicado em

A presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Brasília, Marli Rodrigues, reagiu contra o projeto de privatização do maior hospital de alta complexidade de Brasília, o Hospital de Base, que o governo Rollemberg deseja transformá-lo em moeda de troca

barra-radar

rp_1aLETRA_A_GRASSE.jpg

o invés de apresentar propostas para que o sistema de saúde pública do DF saia da UTI, o governo Rollemberg anuncia uma descarada tentativa de entregar o patrimônio do povo brasiliense à iniciativa privada que irá continuar sendo custeado com o dinheiro público”, disse a presidente do Sindsaúde, Marli Rodrigues.

Ela anunciou que os servidores da saúde tomarão uma posição contrária ao projeto de lei que foi levado pessoalmente pelo governador Rodrigo Rollemberg, à Câmara Legislativa na última segunda-feira (13).

Marli disse que a proposta do governo é uma excrescência por estar entregando um hospital, que faz parte da história de Brasília, além de ser um dos maiores patrimônios da população,  a grupos privados utilizando o dinheiro público. “A categoria se posiciona contrária por defender um serviço público de saúde eficiente e de qualidade, afirmou.

Ela disse que o secretário de Saúde, Humberto Fonseca não tem competência de gestão e foi colocado no cargo de forma proposital com o fito de detonar com todo a rede e levar os hospitais a falência para justificar de que era necessária a urgente a privatização do sistema.

“De nada vai adiantar transformar o Hospital de Base em Instituto. Está claro que essa é mais uma manobra para que o governo continue fugindo das licitações, já que até hoje usou decretos emergenciais para fazer compras sem qualquer controle”, afirmou.
Marli lembrou que há três anos foi comprado um “pet scan” e continua encaixotado no corredor do Hospital de Base. Esse  equipamento, segundo ela, custou três milhões e meio de dólares aos cofres públicos e  tem a função de  detectar com precisão tumores e até checar a regressão do câncer depois de sessões de quimioterapia.

“Centenas de pacientes portadores de câncer deixaram de usar esse aparelho e por causa disso muitos foram a óbito. Agora, com essa tentativa de entregar o Hospital de Base a grupos privados, certamente esse importante equipamento será instalado”.

Ao entregar pessoalmente o projeto aos presidentes de comissões da CLDF, o governador Rodrigo Rollemberg teve a certeza de que não terá dificuldades para aprovar a proposta.

No entanto, a presidente do Sindsaúde afirmou que a Câmara Legislativa tem a obrigação de abrir um amplo debate com a sociedade civil e com os servidores da saúde, antes de querer empurrar de goela abaixo uma proposta que autoriza Rollemberg entregar o HB a grupos de direito privado.

“A pressão popular é fator importante para que o deputado distrital não aprove essa aberração que estão fazendo com um patrimônio histórico do povo de Brasília”, afirmou Marli Rodrigues.

redacao-radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Rotary Club de Brasília celebra líderes e dá posse a novos membros

Homenagens destacam fundadores do mais antigo clube rotário da capital da República e legado de eternas lideranças em evento que reuniu 80 convidados no salão da Fundação dos Rotarianos de Brasília.

Mais Radar

OMS aprova primeira vacina para uso emergencia de Mpox em crianças

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a inclusão da vacina...

Saúde divulga projetos de arquitetura de 339 novas UBSs

O Ministério da Saúde disponibilizou um dos projetos de referência de...

Distrito Federal é pioneiro no SUS com exame genético para câncer

O exame será ofertado gratuitamente e conduzido pelo Laboratório de Biologia Molecular da Unidade de Genética (Ugen) no Hospital de Apoio de Brasília (HAB).

Mais Médicos alcança quase 80% dos municípios de até 52 mil pessoas

O Ministério da Saúde destaca os números alcançados pelo Programa Mais...

Fiocruz oferece a profissionais curso online de prevenção ao HIV

Profissionais de saúde da rede pública podem ampliar os conhecimentos para...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»