O ASSUNTO É

Organização Mundial da Saúde pré-qualifica primeira vacina contra mpox

Publicado em

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), está pré-qualificada a vacina contra a mpox produzida pela farmacêutica Bavarian Nordic. Este é o primeiro imunizante contra a doença dentro da categoria.

A dose pode ser distribuída a países de baixa renda e que enfrentam surtos de mpox por meio de entidades como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Aliança Mundial para Vacinas e Imunização (Gavi, na sigla em inglês).

Conforme nota da OMS, “a aprovação da pré-qualificação deve facilitar o acesso ampliado e oportuno a um insumo essencial em comunidades com necessidades urgentes, para reduzir a transmissão e ajudar a conter surtos”.

“Precisamos agora intensificar urgentemente a aquisição, as doações e a distribuição, para garantir acesso equitativo às doses onde elas são mais necessárias, juntamente a outras ferramentas de saúde pública, no intuito de prevenir infecções, interromper a transmissão e salvar vidas”, ressaltou o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

A vacina produzida pela Bavarian Nordic pode ser administrada em pessoas com 18 anos ou mais em esquema de duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas. É recomendada a aplicação de dose única em situações de surto combinado à oferta limitada do imunizante.

Dados da OMS indicam que, até o momento, 120 países confirmaram mais de 103 mil casos de mpox desde 2022. Apenas este ano, foram contabilizados 25.237 casos suspeitos e confirmados, além de 723 mortes pela doença, provenientes de surtos distintos, causados por variantes diferentes, em 14 países africanos.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Imbecis tentam eximir culpa de Lula na crise ambiental que sufoca Brasília

Esquerda trava guerra ideológica para desviar a responsabilidade do governo federal sobre a crise climática. Enquanto o fogo consome biomas e rios secam, o discurso tenta culpar atores regionais. A ausência de ações efetivas coloca em xeque a política ambiental na gestão Lula.

Mais Radar

SUS passará a custear novo remédio para tratamento de neuroblastoma

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de...

Auditoria do TCDF revela baixo desempenho nas UBSs do DF

Indicadores de saúde da mulher e prevenção de doenças crônicas ficaram até 34 pontos percentuais abaixo do esperado. Secretaria de Saúde é acionada para corrigir falhas.

Programa Bolsas de Verão do CNPEM tem inscrições abertas até dia 23

Estão abertas até o dia 23 de setembro, as inscrições para...

DF inicia atendimento público para dependentes de álcool

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD) oferece suporte contínuo a pessoas maiores de 16 anos que sofrem com o uso nocivo de álcool e outras drogas, proporcionando atendimento inclusive durante feriados e finais de semana.

OMS faz recomendações temporárias para situações de surto por mpox

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou uma lista de recomendações,...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»