O ASSUNTO É

OMS lança estratégia para preparar países contra novas pandemias

Publicado em

Uma nova estratégia foi lançada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para orientar os países a se prepararem melhor para futuras pandemias.

A Iniciativa de Preparação e Resiliência para Ameaças Emergentes (PRET) traz recomendações sobre o planejamento integrado de resposta a qualquer vírus respiratório passível de se tornar uma ameaça global.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus explica que “em vez de se concentrar em patógenos ou doenças específicos, o PRET adota uma abordagem integrada ao planejamento pandêmico, concentrando-se em grupos de patógenos e nos sistemas que eles afetam”.

A medida incorpora os aprendizados com abordagens e ferramentas adquiridos durante a pandemia da Covid-19 e outras emergências de saúde pública.

Para a OMS, os países precisam estar preparados operacionalmente para responder às ameaças de doenças infecciosas, com planos de preparação personalizados para serem usados a qualquer momento.

“As atividades de preparação, prevenção e resposta não devem ser exclusivas do setor da saúde. Assim como as emergências de saúde têm impactos em muitos setores, nossos esforços de preparação e resposta também devem abranger setores, disciplinas e patógenos”, diz Ghebreyesus.

A Organização ressalta que este módulo permitirá que os países revisem, testem e atualizem criticamente seus esforços de planejamento de pandemia respiratória. No primeiro momento, o PRET se concentrará nos vírus respiratórios, incluindo influenza, coronavírus, vírus sincicial respiratório (RSV) e patógenos ainda desconhecidos.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

BRICS+: alternativa para a inserção internacional do Brasil?

Visto como um bloco de poder antiocidental, o BRICS+ se molda a cada dia como um dos pilares indispensáveis para a concretização das pretensões internacionais e nacionais brasileiras.

Mais Radar

OMS aprova primeira vacina para uso emergencia de Mpox em crianças

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a inclusão da vacina...

Saúde divulga projetos de arquitetura de 339 novas UBSs

O Ministério da Saúde disponibilizou um dos projetos de referência de...

Distrito Federal é pioneiro no SUS com exame genético para câncer

O exame será ofertado gratuitamente e conduzido pelo Laboratório de Biologia Molecular da Unidade de Genética (Ugen) no Hospital de Apoio de Brasília (HAB).

Mais Médicos alcança quase 80% dos municípios de até 52 mil pessoas

O Ministério da Saúde destaca os números alcançados pelo Programa Mais...

Fiocruz oferece a profissionais curso online de prevenção ao HIV

Profissionais de saúde da rede pública podem ampliar os conhecimentos para...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação