Uma nova estratégia foi lançada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para orientar os países a se prepararem melhor para futuras pandemias.
A Iniciativa de Preparação e Resiliência para Ameaças Emergentes (PRET) traz recomendações sobre o planejamento integrado de resposta a qualquer vírus respiratório passível de se tornar uma ameaça global.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus explica que “em vez de se concentrar em patógenos ou doenças específicos, o PRET adota uma abordagem integrada ao planejamento pandêmico, concentrando-se em grupos de patógenos e nos sistemas que eles afetam”.
A medida incorpora os aprendizados com abordagens e ferramentas adquiridos durante a pandemia da Covid-19 e outras emergências de saúde pública.
Para a OMS, os países precisam estar preparados operacionalmente para responder às ameaças de doenças infecciosas, com planos de preparação personalizados para serem usados a qualquer momento.
“As atividades de preparação, prevenção e resposta não devem ser exclusivas do setor da saúde. Assim como as emergências de saúde têm impactos em muitos setores, nossos esforços de preparação e resposta também devem abranger setores, disciplinas e patógenos”, diz Ghebreyesus.
A Organização ressalta que este módulo permitirá que os países revisem, testem e atualizem criticamente seus esforços de planejamento de pandemia respiratória. No primeiro momento, o PRET se concentrará nos vírus respiratórios, incluindo influenza, coronavírus, vírus sincicial respiratório (RSV) e patógenos ainda desconhecidos.