O ASSUNTO É

OMS lança diretrizes inéditas para tratamento contra o tabagismo

Publicado em

A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou um conjunto de intervenções contra o tabagismo, incluindo apoio comportamental a ser oferecido por profissionais de saúde, intervenções digitais e tratamentos farmacológicos.

Esta é a primeira vez que a entidade apresenta diretrizes para o tratamento contra o tabagismo. A combinação de farmacoterapia com intervenções comportamentais aumenta significativamente as taxas de sucesso no abandono do tabagismo.

A proposta, segundo a OMS, é ajudar mais de 750 milhões de usuários de tabaco que desejam abandonar o consumo de diversos derivados do tabaco, incluindo os tradicionais cigarros, narguilés, produtos de tabaco sem combustão, charutos, tabaco de enrolar e produtos de tabaco aquecido (HTP).

“Essas diretrizes representam um marco crucial na nossa batalha global contra esses produtos perigosos”, avaliou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

A estimativa da entidade é que mais de 60% dos 1,25 bilhões de usuários de tabaco em todo o mundo – mais de 750 milhões de pessoas – desejam parar de fumar, mas 70% não têm acesso a serviços eficazes.

Dentre as diretrizes, a entidade recomenda o uso de vareniclina, medicamento que tem a função de diminuir o desejo intenso de fumar, além de aliviar crises de abstinência (sintomas mentais e físicos que ocorrem após a interrupção ou diminuição do consumo da nicotina).

Outra recomendação é a terapia de reposição de nicotina (TRN), que pode ser feita, segundo critério clínico, utilizando goma de mascar de nicotina, pastilha de nicotina ou adesivo transdérmico de nicotina.

As diretrizes incluem ainda medicamentos como bupropiona ou cloridrato de bupropiona (antidepressivo) e citisina (fármaco à base de plantas) no tratamento contra o tabagismo.

A OMS também recomenda intervenções comportamentais, incluindo aconselhamento breve com profissionais de saúde, com tempo médio de 30 segundos a três minutos, oferecido como rotina em ambientes de cuidados em saúde, além de apoio comportamental mais intensivo por meio de aconselhamento individual, em grupo ou por telefone.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

A saúde dos imortais: Dino e o plano vitalício pelo trabalho de 21 dias

Enquanto milhões de brasileiros sofrem nas filas dos hospitais públicos, Flávio Dino garante plano de saúde vitalício após apenas 21 dias como senador. Além do atendimento médico no Brasil, o plano cobre atendimento no exterior e até mesmo UTI aérea.

Mais Radar

ANS suspende comercialização de nove planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou uma lista de...

Mais Médicos terá novo edital com 3.184 vagas e direito a cotas

A ministra da Saúde, Nísia Trindade divulgou, em uma rede social,...

Governo do Distrito Federal contrata 150 anestesistas para reforçar hospitais

Os novos anestesistas foram distribuídos estrategicamente entre as unidades de saúde que apresentavam maior demanda, garantindo assim uma distribuição equilibrada dos recursos humanos e atendendo de maneira mais eficiente as necessidades da população.

Anvisa emite informe de segurança sobre reações adversas a cosméticos

Sobre a importância de reconhecer e relatar reações adversas decorrentes do...

Comissão adia votação do PL que regulamenta cigarro eletrônico

A votação do Projeto de Lei (PL) 5.008/2023, que regulamenta a...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»