O ASSUNTO É

OMS faz recomendações temporárias para situações de surto por mpox

Publicado em

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou uma lista de recomendações, temporárias, direcionadas a países que enfrentam surtos de mpox. A medida inclui a República Democrática do Congo, Burundi, Quênia, Ruanda e Uganda.

A OMS pede melhor coordenação da resposta à emergência por mpox, tanto em nível local quanto nacional, além do envolvimento de organizações humanitárias que possam prestar apoio em áreas de refugiados e de insegurança.

Outro item da lista envolve melhorar a vigilância à doença, por meio da expansão do acesso a diagnósticos precisos e acessíveis, capazes de diferenciar as variantes de mpox em circulação na região.

“Identificar, monitorar e apoiar os contatos de pessoas com mpox para prevenir a transmissão; intensificar os esforços para investigar minuciosamente casos e surtos da doença, de forma a elucidar os modos de transmissão e prevenir a transmissão a familiares e comunidades; notificar à OMS casos suspeitos, prováveis ​​e confirmados em tempo hábil e semanalmente”, recomenda a OMS.

Outro pedido inclui estabelecer ou reforçar acordos de colaboração para vigilância e gestão de casos de mpox em regiões de fronteira, com destaque para o fornecimento de orientações a viajantes, mas sem recorrer “de forma desnecessária” a restrições gerais envolvendo fluxos de viagem e de comércio.

Por fim, a OMS pede que os países apresentem relatórios trimestrais sobre o cenário local de mpox e os desafios relacionados à implementação da lista de recomendações temporárias, utilizando ferramentas e canais padronizados.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Imbecis tentam eximir culpa de Lula na crise ambiental que sufoca Brasília

Esquerda trava guerra ideológica para desviar a responsabilidade do governo federal sobre a crise climática. Enquanto o fogo consome biomas e rios secam, o discurso tenta culpar atores regionais. A ausência de ações efetivas coloca em xeque a política ambiental na gestão Lula.

Mais Radar

Organização Mundial da Saúde pré-qualifica primeira vacina contra mpox

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), está pré-qualificada a vacina...

SUS passará a custear novo remédio para tratamento de neuroblastoma

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de...

Auditoria do TCDF revela baixo desempenho nas UBSs do DF

Indicadores de saúde da mulher e prevenção de doenças crônicas ficaram até 34 pontos percentuais abaixo do esperado. Secretaria de Saúde é acionada para corrigir falhas.

Programa Bolsas de Verão do CNPEM tem inscrições abertas até dia 23

Estão abertas até o dia 23 de setembro, as inscrições para...

DF inicia atendimento público para dependentes de álcool

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD) oferece suporte contínuo a pessoas maiores de 16 anos que sofrem com o uso nocivo de álcool e outras drogas, proporcionando atendimento inclusive durante feriados e finais de semana.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»