O ASSUNTO É

OMS declara fim da emergência em saúde por covid-19

Publicado em

Nesta sexta-feira (5), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o fim da emergência em saúde pública de importância internacional, voltada à covid-19. A decisão foi tomada após três anos de pandemia.

De acordo com a OMS, agora, o vírus se classifica como “problema de saúde estabelecido e contínuo”. O Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional da OMS se reunia periodicamente, desde março de 2020, para analisar o cenário global provocado pela doença.

O alto nível de imunidade da população foi uma das pautas da última reunião, realizada nessa quinta-feira (4), pelos membros do comitê. O grupo abordou também a tendência decrescente de mortes por covid-19 e o declínio nas hospitalizações e nas internações em unidades de terapia intensiva (UTI).

Conforme disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, “o comitê de emergência contra a covid-19 se reuniu pela 15ª vez e recomendou a mim que declarasse o fim da emergência em saúde pública de importância internacional”.

O diretor lembra que isso não significa que a covid-19 chegou ao fim enquanto ameaça global de saúde. Trata-se apenas de uma medida com menos urgência, em relação ao que era antes.

Segundo dados da OMS, até o momento, 765,2 milhões de casos de covid-19 foram confirmados no planeta, além de quase 7 milhões de mortes registradas. De acordo com o relatório, 13,3 bilhões de doses de vacinas contra a doença foram administradas em todo o mundo.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

BRICS+: alternativa para a inserção internacional do Brasil?

Visto como um bloco de poder antiocidental, o BRICS+ se molda a cada dia como um dos pilares indispensáveis para a concretização das pretensões internacionais e nacionais brasileiras.

Mais Radar

OMS aprova primeira vacina para uso emergencia de Mpox em crianças

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a inclusão da vacina...

Saúde divulga projetos de arquitetura de 339 novas UBSs

O Ministério da Saúde disponibilizou um dos projetos de referência de...

Distrito Federal é pioneiro no SUS com exame genético para câncer

O exame será ofertado gratuitamente e conduzido pelo Laboratório de Biologia Molecular da Unidade de Genética (Ugen) no Hospital de Apoio de Brasília (HAB).

Mais Médicos alcança quase 80% dos municípios de até 52 mil pessoas

O Ministério da Saúde destaca os números alcançados pelo Programa Mais...

Fiocruz oferece a profissionais curso online de prevenção ao HIV

Profissionais de saúde da rede pública podem ampliar os conhecimentos para...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação